Jornal Povo

TRE-RJ faz sorteio de 15 urnas que vão passar por auditoria

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) realiza, neste sábado (14), o sorteio de 15 urnas eletrônicas que vão passar por uma auditoria.

A vistoria da votação eletrônica é um dos mecanismos criados pela Justiça Eleitoral para comprovar a confiabilidade do sistema de votação, mostrando à sociedade que a urna eletrônica é segura e transparente.

O objetivo da auditoria é que sejam comprovados os resultados obtidos nos boletins de urna, emitidos pelas urnas eletrônicas auditadas, e os obtidos nos relatórios gerados pelo sistema informatizado.

Por meio da auditoria, o TRE-RJ mostra que não há possibilidade de fraude, que a urna tem resultado preciso e que não há possibilidade de um voto ser perdido.

A urna eletrônica grava o voto do eleitor. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, pelos mecanismos de segurança, não há nenhuma possibilidade de se checar em quais candidatos um eleitor votou.

A urna eletrônica brasileira foi criada em 1995 e usada já nas eleições municipais de 1996. Ela se tornou um modelo pra outros países.

Fonte: G1