Jornal Povo

e-Título: sistema apresenta instabilidade; saiba o que fazer

O aplicativo e-Título, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), está com instabilidade no acesso, informou o órgão. O TSE orienta aos eleitores a, caso tenham problemas para efetuar o acesso, esperarem alguns minutos e tentarem novamente entrar na plataforma.

O app substitui a versão impressa do título de eleitor e ganhou novas funcionalidades: serve também para justificar ausência e consultar a zona eleitoral, por exemplo. De acordo com o TSE, até 8h30 deste domingo, 400 mil eleitores já tinham justificado ausência pelo app.

Segundo o órgão, a instabilidade do aplicativo está relacionada ao grande número de acessos na plataforma. O e-Título verifica se o eleitor está fora de seu domicílio eleitoral por meio da funcionalidade de georreferenciamento.

Na manhã deste domingo, eleitores relataram dificuldade de utilização do aplicativo da Justiça Eleitoral. Após tentativas de conexão, o aplicativo informa que o usuário deve tentar novamente mais tarde e verificar a conexão.

Como justificar sem o e-Título?

Diante da instabilidade do aplicativo digital do título de eleitor, quem precisa justificar deve recorrer a métodos alternativos. O TSE indica que o eleitor deve preencher o formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE).

Neste caso, o eleitor consegue acessar o RJE gratuitamente na página do TSE, nas unidades de atendimento da Justiça Eleitoral (cartórios eleitorais, postos e centrais de atendimento ao eleitor), nas páginas da Justiça Eleitoral na internet e, neste domingo, nos locais de votação ou de justificativa, e em outros locais previamente autorizados.

Quem optar por justificar pelo site, deve acessar https://justifica.tse.jus.br/ para iniciar o procedimento. Ao abrir a tela, clicar no retângulo “iniciar requerimento de justificativa”.

Na tela seguinte, informar os dados solicitados pelo TSE: número do título de eleitor, nome completo e data de nascimento. Clicar na opção “não sou robô” e avançar.

Depois, continuar informando os dados solicitados pelo Tribunal para completar a solicitação de justificativa da ausência na votação. Importante selecionar que a justificativa é referente ao pleito de Eleições Municipais 2020 – 1º turno.

Após, é preciso justificar o motivo da ausência na votação. Além da parte escrita, será solicitado algum documento que comprove o motivo da ausência. No e-Título, por exemplo, o sistema usaria a geolocalização do eleitor para confirmar a ausência em sua região de votação.

O último passo é fazer o download do comprovante gerado pelo sistema do Tribunal.

Na impossibilidade de comparecer às urnas no dia do pleito, o eleitor pode ainda, em até 60 (sessenta) dias após cada turno da votação, apresentar a justificativa pelo e-Título, pelo Sistema Justifica na internet ou entregar o Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição) em qualquer zona eleitoral, ou enviá-lo pela via postal ao juiz da zona eleitoral na qual for inscrito, acompanhado da documentação comprobatória da impossibilidade de comparecimento ao pleito.

Devido à pandemia, o horário de votação foi ampliado em uma hora: das 7h às 17h. A Justiça Eleitoral recomenda que o horário das 7h às 10h seja destinado às pessoas com mais de 60 anos para evitar aglomerações.

A Justiça eleitoral recomenda uso de máscaras e álcool em gel na seção de votação e orienta que cada eleitor leve sua própria caneta.

Fonte: Jornal Extra

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.