Jornal Povo

Polícia faz operação contra o tráfico em Duas Barras, cidade que não registra homicídios há mais de um ano

A tranquila Duas Barras, na Região Serrana do Rio de Janeiro, foi acordada nesta sexta-feira, dia 19, com sirenes e muitas viaturas durante uma operação da Polícia Civil contra o tráfico de drogas. Conhecida por ser um dos únicos municípios do Estado sem registro de homicídios há mais de um ano, a cidade é um dos redutos que a maior facção criminosa do Rio tenta se aliar e dominar. Na Operação Off Rio, que ganhou esse nome em alusão à música de Martinho da Vila, que nasceu em Duas Barras, agentes da 152ªDP (Duas Barras) cumprem 11 mandados de prisão preventiva expedidas pela Justiça, além de outros 21 de busca e apreensão em diversos endereços do município, em Cordeiro, Nova Friburgo e Bom Jardim. Até o momento, dez foram cumpridos.

Além disso, durante a varredura, a Polícia ainda prendeu mais dois suspeitos em flagrantes com drogas e os autuaram por tráfico e associação ao tráfico. Segundo o delegado responsável pelo caso, Diogo Schettini, foram quatro meses de investigações, que contaram com a ajuda da população. Denúncias foram feitas através dos canais disponibilizados pela delegacia, principalmente redes sociais e WhatsApp.

— Além do nosso setor de inteligência, contamos com as informações da população, que passou a nos munir de informações quando reativamos e divulgamos as redes sociais e WhatsApp. Alguns indivíduos praticavam o tráfico no município, enquanto outros atuam em cidades como Bom Jardim, Cantagalo e Cordeiro. Já identificamos que eles têm ligação com criminosos da comunidade da Nova Holanda, no Complexo da Maré. A tentativa da maior facção criminosa do Rio é de ter influência aqui e captar pessoas, principalmente traficantes locais — explica o delegado.

Polícia ainda prendeu dois suspeitos em flagrante com drogas
Polícia ainda prendeu dois suspeitos em flagrante com drogas Foto: Divulgação

No inquérito aberto, 22 pessoas foram citadas e uma adolescente. Deste número, metade dos mandados de prisão preventiva foram expedidos pela Justiça. O objetivo é impedir que a maior faccão criminosa do Rio tente se estabelecer na cidade e região.

Além de policiais da 152ª DP (Duas Barras), agentes de Bom Jardim, Cordeiro, Nova Friburgo, Teresópolis, Cantagalo, Santa Maria Madalena e Trajano de Moraes participarão da ação, totalizando uma equipe de 31 pessoas. O grupamento de cães da Guarda Municipal de Teresópolis foi o responsável por encontrar as drogas na casa dos outros dois presos em flagrantes. As investigações prosseguem.

Fonte: Jornal Extra