Jornal Povo

São Paulo recebe primeiras 120 mil doses da vacina CoronaVac

SÃO PAULO — O governo de São Paulo recebeu na manhã desta quinta-feira as primeiras 120 mil doses da vacina Coronavac, produzida pela empresa chinesa Sinovac. A vacina é testada e desenvolvida em parceria com o Instituto Butantan.

As doses chegaram de avião no Aeroporto Internacional de Guarulhos e foram recebidas durante evento que contou com a presença do governador João Doria, do secretário de saúde, Jean Gorinchtey, e o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas.

A vacina está em fase final de testes em voluntários. Caso sua eficácia seja comprovada, ela poderá ser autorizada para uso emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Esse primeiro lote que chegou nesta quinta-feira é apenas parte da parceria entre o governo paulista e a empresa chinesa. Se a vacina for eficaz, São Paulo receberá até 6 milhões de doses do laboratório chinês. Na próxima semana, também chegarão insumos para a produção da vacina no país.

Atualmente, o Butantan tem capacidade para produzir 2 milhões de vacinas por dia.

Segundo Ricardo Palacios, o resultado preliminar que avalia a eficácia da vacina pode sair antes do esperado. De acordo com ele, como o número de infecções pela doença no Brasil esta crescendo, é possível que a quantidade de casos necessárias para tirar uma conclusão saia dentro de poucas semanas.

Nesta terça-feira (17), a revista médica “Lancet Infectious Diseases” publicou finalmente a versão final do estudo com os resultados das fases 1 e 2 do teste da CoronaVac, realizadas na China para medir segurança e eficácia de vacina.

O trabalho reitera resultados bem-sucedidos divulgados antes, mas agora tem a chancela de uma revisão independente e lista algumas limitações da vacina que os cientistas estão observando.

Fonte: Jornal Extra