Jornal Povo

Odair reencontra Beira-Rio 420 dias depois com missão de dar fim a jejum de 8 anos do Fluminense

Exatos 420 dias após seu último jogo no Beira-Rio, Odair Hellmann voltará ao estádio neste domingo, às 18h15 (de Brasília), desta vez pelo Fluminense, para enfrentar, pela primeira vez como técnico, o Internacional, clube que o revelou não só como jogador, mas também como treinador.

O reencontro com o Colorado poderia ter ocorrido já no primeiro turno do Campeonato Brasileiro, mas foi adiado após Odair ser barrado com suspeita de Covid-19 nos portões do Maracanã. Na ocasião, o time foi comandado pelo seu auxiliar, Maurício Dulac. E a oportunidade, enfim, chegou neste domingo, em partida válida pela 22ª rodada.

Curiosamente, foi também em uma 22ª rodada, do Brasileiro de 2019, sua última partida no Beira-Rio: empate do Inter em 1 a 1 com o Palmeiras. Odair ainda comandou a equipe colorada contra Cruzeiro e CSA, mas como visitante, e acabou sendo demitido no dia 10 de outubro.

Odair Hellmann em Inter x Palmeiras, em 2019, sua última partida no Beira-Rio — Foto: Vinícius Costa/BP Filmes
Odair Hellmann em Inter x Palmeiras, em 2019, sua última partida no Beira-Rio — Foto: Vinícius Costa/BP Filmes

Apesar da interrupção da história no Inter no meio do campeonato, Odair guarda boas recordações do Beira-Rio: como treinador efetivo do clube gaúcho, disputou 56 jogos no estádio, venceu 41, empatou 10 e perdeu apenas cinco, somando 79,1% de aproveitamento.

Aproveitamento de Odair no Beira-Rio

JogosVitóriasEmpatesDerrotasAproveitamentoGols a favorGols contra
201827214282,7%5014
201929206375,8%4819
Total564110579,1%9833

Ao todo, Odair comandou o Internacional em 116 jogos, com 60,3% de aproveitamento (61 vitórias, 27 empates e 28 derrotas). Até o momento, pelo Fluminense, são 45 partidas (21 vitórias, 10 empates e 14 derrotas), aproveitamento de 54%.

Fluminense enfrenta jejum no Beira-Rio

Se o Beira-Rio traz boas memórias para Odair, as lembranças mais recentes para o Fluminense não são das melhores. A última vitória tricolor no estádio aconteceu em 9 de setembro de 2012 e foi definida por Fred, autor do único gol da partida. Desta vez, em razão de uma entorse no tornozelo direito, o camisa 9 não viajará para Porto Alegre.

Na época, coincidentemente, o Fluminense era comandado por Abel Braga, atual treinador do Inter, mas que também não estará no estádio neste domingo, pois testou positivo para o novo coronavírus.

De lá para cá, o Flu visitou o Inter no Beira-Rio em seis oportunidades: perdeu cinco e empatou uma. Além disso, em outubro de 2013, as equipes se enfrentaram no estádio Centenário, em Caxias do Sul, mas a vitória também foi colorada (1 a 0).

Já com o mando tricolor, no mesmo período, os times se encontraram sete vezes, com duas vitórias do Fluminense (sendo nos últimos dois jogos), três empates e duas vitórias do Internacional.

Em 2016, ainda tiveram duas partidas fora dos estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul: vitória do Inter por 1 a 0, em Fort Lauderdale (EUA), pela Florida Cup; e vitória nos pênaltis do Flu, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, pela Primeira Liga.

Odair Hellmann, técnico do Fluminense — Foto: Mailson Santana / FFC
Odair Hellmann, técnico do Fluminense — Foto: Mailson Santana / FFC

Agora, para encerrar esse jejum tricolor de mais de oito anos, Odair tentará usar seu histórico pessoal favorável dentro do Beira-Rio e melhorar seu aproveitamento fora de casa pelo Fluminense. Até aqui, pelo Tricolor, disputou 29 jogos como visitante, venceu oito, empatou quatro e perdeu oito, conquistando 46,7% dos pontos que disputou.

Para o confronto, no entanto, a equipe está cheia de desfalques: além de Fred e Igor Julião, com desconforto muscular, e Dodi, afastado em definitivo, Egídio, Fernando Pacheco, Michel Araújo e Nino estão fora de combate por conta de Covid-19. Por outro lado, Yago, recuperado do novo coronavírus, voltou a ser relacionado. Os jovens Martinelli e Guilherme também aparecem na lista de Odair.

O provável Flu, até aqui, conta com: Muriel, Calegari, Luccas Claro, Digão e Danilo Barcelos; Yuri, Hudson, Yago e Nenê; Wellington Silva (Luiz Henrique), Felippe Cardoso (Lucca ou Marcos Paulo).

Com 32 pontos, o Fluminense é o oitavo colocado do Brasileirão. Após duas derrotas seguidas, se vencer, pode dar um salto na tabela, já que o Palmeiras, quinto colocado, acumula 34. O Internacional, atual vice-líder, está empatado em pontos com São Paulo e Flamengo. Cada um soma 36, dois a menos do que o Atlético-MG.

Fonte: Ge