Jornal Povo

PF deflagra maior operação do ano contra lavagem de dinheiro do tráfico de drogas

SÃO PAULO — Em uma operação que conta com a participação de cerca de 670 policiai, a Polícia Federal (PF) cumpre na manhã desta segunda-feira 66 mandados de prisão e 149 mandados de busca e apreensão naquela que é considerada a maior operação de 2020 no combate à lavagem de dinheiro do tráfico de drogas, além de uma das maiores da história na apreensão de cocaína em portos brasileiros.

Batizada de “Enterprise”, a ação é realizada em parceria com a Receita Federal e busca a desarticulação patrimonial de uma organização criminosa especializada no envio de cocaína para a Europa.

Segundo a PF, além da prisão e da busca e apreensão, estão sendo sequestrados R$ 400 milhões em bens do narcotráfico por meio do bloqueio de aeronaves, imóveis e veículos de luxo. É possível que novos bens sejam identificados após o cumprimento dos mandados.

A organização criminosa lavava os bens no Brasil e no exterior por meio do uso de laranjas e de empresas fictícias para dar aparência lícita ao lucro do tráfico. Os mandados são cumpridos no Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Bahia e Pernambuco.

Além dos mandados de apreensão, também foram expedidas ordens de prisão de oito investigados no exterior à Interpol.

O nome da operação, “Enterprise”, faz alusão à dimensão da organização criminosa investigada, que atua como empreendimento internacional na lavagem de dinheiro e exportação de cocaína, o que trouxe alto grau de complexidade à investigação policial.

Fonte: Jornal Extra