Jornal Povo

Durcesio Mello é eleito presidente do Botafogo de 2021 a 2024: “Acredito que esse time não vai cair”

Os sócios do Botafogo elegeram nesta terça-feira Durcesio Mello como novo presidente do clube para o quadriênio 2021/24. Foram 825 votos contados na apuração – eram 1691 sócios aptos a votar, conforme consta no site do clube. O novo presidente recebeu 477 votos e irá assumir o clube no primeiro dia útil do próximo ano, com a temporada do futebol ainda em andamento.

– Não temos muito o que fazer no futebol, agora é conversar com os jogadores. O time foi montado pela atual diretoria, não há como mudar. Única coisa que posso mudar é o técnico, mas Ramón acabou de assumir. Confio nele, me passou profissionalismo e atitude. Pretendo conversar em breve com o elenco, antes do jogo com o Flamengo. Acredito que esse time não vai cair – disse Durcesio, em sua primeira entrevista coletiva como presidente eleito (veja a íntegra da entrevista no fim da reportagem).

A vitória foi confirmada pelo clube antes da apuração da última urna, já que a diferença era de 203 votos e faltavam somente 192 a apurar – o número de votos da quarta urna. Após a contagem da terceira urna, Durcesio tinha 366 votos contra 163 de Walmer Machado e 99 de Alessandro Leite.

Todos os três candidatos à presidência votaram até o início da tarde. Nos corredores do clube e na porta de General Severiano, o clima foi tranquilo até o fim da votação. Nem mesmo a notícia-crime feita pelo clube contra uma das chapas, “O Mais Tradicional”, de Walmer Machado, esquentou os ânimos. Por parte da torcida, grupos se mobilizaram nas redes sociais para protestar em frente à sede, mas as manifestações não tiveram grande adesão. O policiamento reforçado na entrada evitou qualquer tumulto durante o pleito.

Porém, já encerrada a votação e iniciada a apuração, um grupo de 10 torcedores invadiu a sede por uma entrada alternativa e houve um princípio de tumulto. A confusão começou com uma discussão entre um segurança e um dos torcedores.

O presidente Nelson Mufarrej foi um dos primeiros a votar na eleição para escolher o sucessor. Junto dele estiverem Marco Agostini (vice de futebol) e Ricardo Rotenberg (vice-comercial). Manoel Renha e Carlos Augusto Montenegro – outros membros do comitê gestor de futebol – também estiveram na parte da tarde no clube e declararam apoio a Durcesio Mello. Carlos Eduardo Pereira, o CEP, vice-geral e antecessor de Mufarrej, também esteve presente e apoiou a candidatura de Walmer Machado. Durcesio e Walmer votaram na parte da manhã, enquanto Alessandro Leite depositou seu voto no início da tarde.

Antes do pleito desta terça, os bastidores políticos foram agitados. Os três candidatos travaram uma guerra de tentativa de impugnação das chapas. Alessandro Leite e Durcesio Mello entraram com pedido na Junta Eleitoral para impedir a participação de Walmer Machado. Walmer, por sua vez, também entrou com pedido de exclusão dos concorrentes. Nenhuma das requisições teve sucesso e a eleição do Botafogo chegou nesta terça com as três chapas.

Eleição Botafogo — Foto: Thayuan Leiras
Eleição Botafogo — Foto: Thayuan Leiras

Nesta terça, o Botafogo apresentou ao Ministério Público do Rio de Janeiro uma notícia-crime pedindo a investigação de possível fraude da Chapa Verde. Segundo o clube, a chapa encabeçada por Walmer Machado colocou na lista da primeira inscrição seis sócios que já estavam mortos e com atestados de óbitos comprovando a morte. Dado o pouco tempo entre o pedido de abertura de inquérito e a eleição não foi possível chegar a alguma conclusão – o que deve ficar somente para o ano que vem.

O maior desafio do novo presidente para os próximos quatro anos será controlar as finanças do clube, principalmente se a S/A não for uma realidade. A dívida, que gira em torno de R$ 1 bilhão, pode sufocar o caixa, principalmente nas dívidas de curto prazo, e tornar os gastos do dia a dia mais delicados.

Confira a íntegra da entrevista coletiva do novo presidente:

Vitória

– Dia muito feliz, o trabalho começa amanhã para resgatar o Botafogo. Serão quatro anos de desafios, mas estou otimista para fazer um Botafogo moderno.

Início de trabalho

– O Botafogo moderno é o Botafogo profissional. Com CEO, diretores, metas. Vamos começar amanhã com a busca do CEO. Também temos muitas pessoas boas aqui no Botafogo e vamos valorizar. O comitê de futebol está saindo. Então, queremos fazer um primeiro papo com o elenco na próxima semana, com certeza antes do jogo com o Flamengo. Vamos ver se o ex-presidente Montenegro quer participar também.

– A transformação, que eu falo, é com profissionalismo. Não prometemos cargos, porque acreditamos em uma gestão profissional. O modelo amador está matando o futebol brasileiro. O Botafogo tem a chance de ser uma S/A, precisamos aproveitar para ser campeão.

Projeto S/A

– Acredito que a S/A está encaminhada e que o torcedor do Botafogo vai poder ser sócio também. Estamos conversando com negociadores estrangeiros que ficariam com 51%. Os outros 49% ficariam com torcedores como eu e qualquer alvinegro.

Durcesio Mello, presidente eleito do Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo
Durcesio Mello, presidente eleito do Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo

Arbitragem

– Não posso dizer porque ainda não fui na CBF. O Nelson tem sido um parceiro, vai apresentar a gente para defender os direitos do Botafogo. O Botafogo vem sendo prejudicado e diminuído há muitos anos, temos que mudar isso.

Perfil do CEO

– Um cara de gestão, de Finanças, de comercial, não precisa ser do futebol. Ele vai contratar o cara do futebol, esse sim precisa ter entendimento. Ainda não temos nome. Vamos entrevistar alguns profissionais.

Finanças

– Hoje tudo vive do futebol, queremos fazer os custos separados. Sede e outros setores têm que ser autossustentáveis. Uma visão ideal é não tirar o dinheiro do futebol para botar em outras coisas.

 — Foto: Divulgação

Fonte: Ge