Jornal Povo

Renovação de matrícula na rede estadual de ensino começa nesta quarta-feira

A renovação de matrícula da rede estadual de educação do Rio de Janeiro começa nesta quarta-feira (25) e, para garantir uma vaga na mesma escola e evitar aglomerações, o cadastro pode ser feito pelo site Matrícula Fácil.

Pais, responsáveis ou alunos maiores de 18 anos também podem optar pela renovação da matrícula presencialmente, agendando data e horário, por telefone, diretamente com a unidade escolar. O prazo para a renovação vai até 3 de dezembro.

É destacar que o aluno que não fizer a renovação da matrícula perderá o direito à vaga e deverá participar do processo informatizado de matrículas, se quiser permanecer na rede estadual de ensino.

Pré-matrícula para quem ainda não é estudante da rede

Para alunos que desejam ingressar na rede estadual de ensino ou mudar de escola, a primeira fase de pré-matrículas será aberta de 4 a 22 de dezembro. Os candidatos devem entrar no site Matrícula Fácil e verificar a oferta de séries, cursos e turnos disponíveis.

No ato da inscrição, o candidato pode escolher, no mínimo, três escolas de sua preferência. O resultado da alocação será divulgado em 30 de dezembro.

Matrículas especiais

Para o ano letivo de 2021, a Secretaria Estadual de Educação prevê uma matrícula especial para que os estudantes que estão terminando o ensino médio possam aprofundar o conteúdo do último ano, caso desejem. O calendário para essas matrículas especiais está sendo elaborado e será divulgado em separado.

Foto: Reprodução

Fonte: G1