Jornal Povo

Rio sem imagens: furto de cabos deixa cerca de 50 câmeras da prefeitura desativadas

Diversos cabos da rede de câmeras que permitem o monitoramento das ruas foram furtados na tarde desta terça-feira. Com isso, cerca de 50 câmeras estão desativadas, a maioria na Zona Sul do Rio, em bairros como Lagoa, Jardim Botânico, Humaitá, Botafogo, Flamengo, Catete e Glória. Segundo o Centro de Operações Rio, a informação foi passada pelo consórcio que gera as imagens dos equipamentos da prefeitura. Além das câmeras, alguns sinais de trânsito também foram afetados. Em nota, o COR alerta que a operação da prefeitura está limitada.

Os técnicos estão fazendo o reparo, mas o COR enfatiza que o furto já aconteceu antes: “a situação não é nova”. O órgão pede o apoio das forças de segurança para evitar que ocorram novos furtos.

Os símbolos vermelhos no mapa mostram câmeras desativadas: furto de cabos prejudica monitoramento
Os símbolos vermelhos no mapa mostram câmeras desativadas: furto de cabos prejudica monitoramento Foto: Reprodução Centro de Operações Rio

Leia a íntegra da nota

“O Centro de Operações Rio informa que diversos cabos da rede de câmeras da prefeitura foram furtados na tarde desta terça-feira, dia 24 de novembro.

A informação foi comunicada ao COR e à CET-Rio pelo consórcio que gera as imagens das câmeras da prefeitura. Além das câmeras de monitoramento de trânsito, alguns semáforos também foram afetados. Por esse motivo, a operação da prefeitura fica limitada. Os técnicos estão trabalhando para realizar o reparo o quanto antes, mas a situação não é nova.

Ressaltamos a necessidade do apoio das forças de segurança para evitar que novos furtos aconteçam.”

Centro de Operações Rio: trabalho de monitoramento da cidade está afetado pelo furto dos cabos das câmeras
Centro de Operações Rio: trabalho de monitoramento da cidade está afetado pelo furto dos cabos das câmeras Foto: Gabriel de Paiva

Fonte: Jornal Extra