Jornal Povo

Capitão Nelson (Avante) é eleito prefeito de São Gonçalo, RJ

Capitão Nelson (Avante) foi eleito prefeito de São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, neste domingo (29).

Com 100% das urnas apuradas, Capitão Nelson teve 50,79% dos votos, o equivalente a 189.719 votos. O candidato derrotou Dimas Gadelha, do PT, que ficou com 49,21% (183.811 votos).

Primeiro turno

No primeiro turno da eleição em São Gonçalo, Dimas Gadelha teve 117.346 votos (31,36% dos votos) e Capitão Nelson teve 85.399 (22,82% dos votos) e os dois foram para o segundo turno.

Propostas de governo

Capitão Nelson tem 62 anos, é casado, tem ensino médio completo. Ele é vereador e tem patrimônio declarado de R$ 547.524,56. O vice é Sergio Gevu (PL).

Na área da saúde, o plano de governo de Capitão Nelson prevê informatizar a rede municipal para agilizar o agendamento de consultas, exames e cirurgias. A adoção de um processo informatizado, diz o programa, permitirá a automatização de diagnósticos e receitas, bem como a armazenagem do histórico dos pacientes.

Ainda na saúde, é dito no documento que Capitão Nelson pretende implantar uma unidade municipal de pronto atendimento 24 horas para atender as regiões que, segundo a campanha, “hoje não são contempladas com uma unidade de emergência”.

Em relação à educação, o programa de Capitão Nelson diz que serão estabelecidos “critérios para a Rede Municipal de Educação atingir as metas estabelecidas junto ao Ministério da Educação”. É citado, ainda, a universalização do “acesso às creches públicas para crianças entre 3 e 5 anos” e descentralização da compra da merenda escolar.

No âmbito da segurança pública, ele fala em melhorar a iluminação de São Gonçalo e criar um Centro Municipal de Comando e Controle. Capitão Nelson propõe, ainda, resgatar espaços públicos com a construção de academias ao ar livre e de praças.

Em planejamento urbano e ambiental, Capitão Nelson diz que será incentivado o uso de veículos não poluentes e também se priorizará a execução de projetos de saneamento. Na economia, Capitão Nelson propõe fomentar o empreendedorismo e a economia solidária.

Fonte: G1