Jornal Povo

Médico usa o próprio carro para salvar bebê que sofreu corte profundo no pescoço com caco de vidro

Um médico usou o próprio carro para salvar a vida de uma bebê na Vila Kennedy, na Zona Oeste do Rio. O resgate foi na tarde desta quarta-feira (2).

A pequena Lavínia, de 1 ano, precisava de uma cirurgia com urgência após sofrer um corte profundo no pescoço — mas no momento não havia ambulância disponível para transportá-la até o hospital.

Glauco Gomes, então, mobilizou uma equipe, pôs todos no automóvel dele e contou com a ajuda de motoboys para conseguir chegar a tempo.

Bebê é socorrida por médico após se ferir no Rio — Foto: Reprodução/TV Globo
Bebê é socorrida por médico após se ferir no Rio — Foto: Reprodução/TV Globo

Como foi o acidente

A menina estava brincando no quintal de casa quando tropeçou e caiu em cacos de vidro, que lhe perfuraram o pescoço e causaram um intenso sangramento.

A mãe, Rhayane Amaral Alves, logo levou Lavínia para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da comunidade. Na UPA, a equipe médica constatou que a situação era muito grave e que seria necessário fazer uma cirurgia de emergência.

Mas, no momento, as duas ambulâncias da unidade faziam o transporte de pacientes com Covid-19.

Glauco, então, reuniu uma pediatra e enfermeiras e, no próprio carro, transferiu Lavínia para o Hospital Municipal Albert Schweitzer, em Realengo, na Zona Oeste.

No trajeto, segundo contou o médico, as auxiliares estancavam o sangue da criança com a mão e a mantinham conectada a um tubo de oxigênio.

Para sair da UPA, os médicos e enfermeiros contaram com vizinhos. Moradores e motoboys fecharam o trânsito para que o médico conseguisse manobrar o carro.

Equipe ‘invadiu’ hospital

Ao Bom Dia Rio, o médico lembrou os momentos de desespero. Glauco contou que a criança já foi internada na Sala Vermelha da UPA — local destinado a pacientes mais graves.

“A gente está em época de Covid-19, e nossas ambulâncias estavam fora da unidade”, destacou.

“Esperar a ambulância retornar para a unidade seria muito complicado, porque aquela criança estava hipovolêmica [perdendo muito sangue]. Resolvemos pegar essa criança e colocar num carro particular”, contou o profissional.

Glauco disse que “toda a comunidade da Vila Kennedy se juntou para poder ajudar”.

“Eles fecharam o trânsito, e consegui pegar meu carro e colocar toda a equipe médica e a enfermagem com tubo de oxigênio”, destacou.

O médico disse que a chegada ao Albert Schweitzer também foi um momento tenso.

“Adentramos de maneira leviana o hospital, dentro do centro cirúrgico, e aí conseguimos salvar a vida dessa criança. Foi uma das coisas mais emocionantes da minha carreira”, disse o médico.

Ao agradecer a equipe, a mãe da menina afirmou que a filha nasceu novamente. Ela contou que a filha passou por uma cirurgia e que iria ficar mais alguns dias no hospital, mas que estava bem.

“Quero agradecer a Deus e a eles por ter dado a vida a minha filha mais uma vez. Se não fosse eles, eu nem sei como minha filha estaria agora. Muito obrigada a vocês, muito obrigada mesmo”, agradeceu Rhayane.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que a menina recebeu todos os cuidados.

Médico usa o próprio carro para socorrer bebê que precisava de cirurgia — Foto: Reprodução/TV Globo
Médico usa o próprio carro para socorrer bebê que precisava de cirurgia — Foto: Reprodução

Fonte: G1