O preços dos alimentos acumulou alta de 12,14% de janeiro a novembro deste ano, segundo dados divulgados nesta terça-feira (dia 8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para escapar da inflação, optar pelas marcas próprias pode gerar uma economia de até 30% nos gastos com supermercado.
— Geralmente, as marcas próprias são de 5% a 30% mais baratas que as marcas convencionais — explica o consultor de Varejo Marco Quintarelli. Isso ocorre porque, de acordo com ele, as marcas líderes de mercado investem até 30% em marketing, o que não ocorre com a marca própria.
No entanto, a diferença de preços é menor entre os itens básicos, como arroz e feijão. Segundo Quintarelli, as maiores chances de economia costumam ser nos produtos mais elaborados, como geleia, biscoito, achocolatado, congelados e produtos de limpeza.
— A diferença de preços varia muito de acordo com a categoria. Quando se fala de commodities, como arroz, feijão e açúcar, as margens são menores, porque os preços são mais tabelados.
Integrante do time de “caçadores de ofertas” do “Qual oferta” — plataforma dos jornais EXTRA, O Globo e Expresso que reúne, no impresso e no digital, as melhores promoções de supermercados, drogarias e lojas de departamento de Rio e Grande Rio —, Izaura Alice afirma que costuma comprar produtos de marca própria, especialmente massas, pães, utilidades domésticas e produtos de limpeza.
Ela recomenda, porém, que o consumidor pesquise os preços antes de comprar:
— Às vezes, tem pegadinha: a promoção é boa em comparação a outros produtos oferecidos na nesma gôndola, mas não em relação ao que é oferecido na concorrência. Tem que ter olho vivo e sempre estar ligada no sobe e desce dos preços.
Em relação à qualidade dos produtos, Quintarelli explica que os grandes varejistas têm apostado em inovação e segurança alimentar. Algumas, inclusive, com a criação de laboratórios próprios e a contratação de certificadoras internacionais para avaliar a qualidade dos produtos.
— Todo produto de marca própria possui um critério de qualidade excepcional. Pode ser que o sabor, por exemplo, seja diferente das marcas tradicionais, mas a qualidade é tão boa quanto — afirma Quintarelli.
Conheça algumas marcas próprias
Carrefour
A marca própria da rede de supermercados possui mais de 2.600 itens, com preços até 30% mais baratos que os itens equivalentes de outras marcas. A rede informa que 100% dos produtos são rastreados pelo Programa Rama, voltado a garantir que a aplicação de defensivos agrícolas em frutas, verduras e legumes não ultrapasse o nível permitido por lei.
Segundo a rede, 44% dos clientes Carrefour compram produtos de marcas próprias e pelo menos 50% dos clientes aprovaram os produtos após prova cega. A marca registra crescimento de 22% ao ano pela empresa.
Qualitá
Marca exclusiva do Extra e do Pão de Açúcar, desde 2008, Qualitá traz soluções para o dia a dia dos consumidores com a proposta de oferecer produtos com o compromisso de qualidade e garantia de preço baixo. Para atingir esse objetivo, os produtos Qualitá passam por um padrão rigoroso de escolha de fornecedores, controle de logística e testes com consumidores antes de chegar nas gôndolas dos supermercados Extra e Pão de Açúcar. Hoje a linha de produtos conta com mais de 1.300 itens entre alimentos, bebê, limpeza e pet. Os preços são até 30% mais baixos que as marcas convencionais.
Taeq
Lançada em 2006, Taeq é a marca exclusiva do Extra e do Pão de Açúcar para o segmento de alimentação saudável, como cereais matinais, iogurtes, chás, barras de cereais, e diversas opções para massas, carnes, sopas, isotônicos. Também inclui uma completa linha de orgânicos com frutas, legumes e verduras, além de bebidas, geleias, cookies, arroz e outros. Segundo a rede, os preços são até 30% mais baixos que as marcas líderes.
Club des Sommeliers
A marca de vinhos do GPA possui mais de 90 rótulos de 11 nacionalidades. Os vinhos são selecionados por um time de especialistas liderados por Carlos Cabral, um dos maiores enófilos do Brasil, e são premiados nos mais importantes concursos nacionais e internacionais.
Nous
Outra marca do GPA, Nous tem em seu portfólio linhas de desodorantes, lenços faciais demaquilantes e micelares, absorventes e protetores diários, algodão, removedor de esmaltes, hastes flexíveis, aparelhos e lâminas de barbear e depilar, shampoo, condicionador, géis capilares, pomada modeladora e acessórios para banho e cabelos. No total, são mais de 60 produtos e a expectativa é crescer o portfólio em 15% até o final do primeiro semestre de 2021.
Fonte: Jornal Extra