Jornal Povo

Álcool vencido e equipamentos hospitalares da Prefeitura do Rio são encontrados lacrados dentro de galpão em Caxias

A equipe de transição da Prefeitura do Rio de Janeiro encontrou equipamentos hospitalares e materiais que seriam usados no enfrentamento da Covid-19 no Rio de Janeiro encaixotados em um galpão em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Foram encontrados aparelhos de raio-x, desfibriladores e até álcool em gel vencido. O aluguel do galpão é de R$ 80 mil por mês.

O material foi achado durante uma vistoria da equipe que vai assumir a gestão da Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com o futuro secretário de saúde, Daniel Soranz, a situação se repete em outro galpão, no Aeroporto do Galeão, e também em hospitais municipais.

Segundo a equipe de transição, a estimativa é de que este equipamento custou R$ 100 milhões aos cofres públicos.

A atual gestão da Prefeitura do Rio afirmou que os equipamentos essenciais já estão em utilização e que outros estão sendo instalados e usados gradativamente.

Sobre o estoque de álcool, a subsecretaria de Saúde da atual gestão informou que notificou a empresa fornecedora para que faça a troca no prazo de 48h, sob pena de aplicação de sanções previstas em lei. “Lembramos que a legislação obriga as empresas a repor insumos entregues com datas próximas ao vencimento”, diz a nota.

Equipamentos da Prefeitura do Rio encaixotados em galpão em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense — Foto: Reprodução/ TV Globo
Equipamentos da Prefeitura do Rio encaixotados em galpão em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense — Foto: Reprodução/ TV Globo

Fonte: G1