Jornal Povo

Juninho do Pneu consegue autorização para manter o mandato de deputado federal

Não vai ser agora que o vice-prefeito eleito de Nova Iguaçu, Juninho do Pneu (DEM), troca Brasília pela Baixada Fluminense.

O moço conseguiu um refresco de seus ex-colegas da Câmara de Vereadores: eles aprovaram um decreto legislativo que lhe permite manter o mandato de deputado federal, autorizando que não tome posse como vice de Rogério Lisboa (PL).

O expediente foi necessário porque não é permitido ocupar dois cargos eletivos ao mesmo tempo. Em contrapartida, ele não vai assumir o comando da cidade na ausência de Lisboa, passando a bola para o presidente do Legislativo.

A decisão do parlamentar de não renunciar ao mandato faz com que o ex-secretário de Transporte Júlio Lopes (PP) continue aguardando a sua vez: ele é o segundo suplente da coligação, e a primeira vaga, de Pedro Paulo (DEM), vai ficar com Marcos Soares (DEM).

A manobra não é novidade: em 2016, os deputados estaduais Comte Bittencourt (Cidadania) e Márcio Canella (MDB) se elegeram como vices, respectivamente, de Rodrigo Neves (PDT), em Niterói, e de Waguinho (MDB), em Belford Roxo.

Os vereadores das duas cidades aprovaram decretos semelhantes e, assim, os parlamentares foram mantendo os pés nas duas canoas até, dois anos depois, renunciarem ao cargo… no Poder Executivo.

Por: Arinos Monge.

Fonte Extra Online. Berenice Seara.