Jornal Povo

Com a força dos orixás Mãe Ana de Xangô mantem o legado do Axé Opó Áfonjá

Mãe Ana de Xangô

A um ano a Pedagoga filha da casa Mãe Ana de Xangô foi á escolhida pelo patrono da casa como sucessora da celebre Mãe Stella de Oxossi, e Mãe Ana , já no seu primeiro ano encontrou a batalha do distanciamento social devido a pandemia da Covid-19.

Após um ano de luto , da casa seguindo as tradições da religião de matriz africana , foi escolhido através de um jogo de búzios em uma cerimonia publica , pelo Babalorixá Balbino de Xangô também filho da casa a sucessora Mãe Ana de Xangô .

E já no seu primeiro ano gestão a Pedagoga Mãe Ana , enfrentou um grande desafio que veio além dos portões do axé a pandemia da covid-19 .

A Yalorixá juntamente com seu corpo de Obás ( conselho deliberativo que toma decisões na casa) aderiram a suspenção de atividades religiosas na casa no período de pandemia , ficando somente um pequeno grupo seleto para obrigações espirituais internas.

E neste ano de 2020 , a gestão de Mãe Ana foi abençoada pelos orixás, nenhum dos filhos da casa faleceu á comedido pela Covid-19.

O presidente Ribamar Daniel , tem fé no Orixá Xangô que o próximo ano será de vitorias pela vida com a chegada da vacina.

“E nesse ano de 2020 , ano atípico que se finda, na esperança de que 2021, nos traga a vacinação de uma maneira abrangente para imunizar a todos nós, assim é nosso pensamento e pedindo ao nosso Patrono , Xangô Afonjá por essa vitória!” (Dr Ribamar Daniel Presidente da Sociedade Civil do Axé Opó Afonjá)

Hoje o presidente Ribamar colocou em suas mídias sociais esta mensagem esta mensagem motivacional de força e fé do primeiro ano de ano de gestão da Yalorixá da Casa Mãe Ana de Xangô.

Hoje 28/12/2020 exatamente as 10 horas ,Xangô escolheu sua filha Ana Veronica Bispo Santos, Obrigada Gerê, como nossa nossa Líder Religiosa, nossa Mãe Ana de Xangô. Kaô Kabiecile . Mojubá. Mae Ana de Xangô. Parabéns, Parabéns pelo seu aniversário seu aniversário de liderança no Ile Axé Opô Afonjá. Desejo que a senhora continue com a firmeza na liderança, tenha sempre muita saúde, paz, união amor e sucesso em sua vida. Felicidades sempre! Que o brilho de tua vida busque no céu a essência da luz da vitória para espalhar em teu caminho otimismo, esperança, compreensão, coragem e determinação para continuar a vencer a frente do ilê Axé Opô Afonja fundado por Mãe Aninha em 1910 ,e hoje como 6°sucessora temos Mãe Ana de Xangô. Axé ventos bons e promissores nestes 12 meses que se perpetuaram por muitos anos Axé Mãe Ana de Xangô.

Este nobre colunista e a Editoria deste jornal que sempre abre espaço para as religiões de Matriz Africana deseja felicidades a todos e a Dirigente da casa Mãe Ana de Xangô.

Imagens: internet site jornal correio da manhã e Presidente Ribamar