Jornal Povo

Escritora Isa Colli dá 7 dicas sobre como incentivar a leitura aos pequenos

Com a tecnologia apresentando a cada dia diferentes atrativos e facilidades, as novas gerações já nascem submersas nesse ambiente, usando os aparatos tecnológicos para tudo, seja para brincar, distrair, entreter e até para educar. Isa Colli, referência na literatura educativa infantojuvenil no Brasil e exterior, acredita que a tecnologia é importante, mas é preciso saber usá-la sem exagero. A autora, que se dedica à escrita que entretenha e eduque, compartilha um pouco de sua experiência nesta área.

Isa, que é mãe de dois filhos adultos, Valdeir (34) e Philip (33), vivenciou essa construção do incentivo à leitura na infância e adolescência deles e, atualmente, continua essa missão com muitas crianças por meio de sua editora – a Colli Books. Ela conta que é possível introduzir os pequenos no mundo da literatura, antes mesmo que eles saibam ler. Basta separar um tempo e apresentar este fabuloso universo.

A escritora dá dicas de como incentivar a meninada a despertar o prazer pela leitura. Saiba como:

1 – Crie um momento de leitura entre você e seu filho – Aquilo que se lê conecta o homem com a sua plenitude. Estabeleça um tempo para contar histórias ao seu filho. Pode ser no meio da tarde, ou a noite, antes de dormir. Esse momento, além de ajudar na aproximação com ele, fará com que desperte a imaginação e ainda tenha um soninho tranquilo. Com os mais crescidinhos, vale pedir que depois eles recontem as histórias, da forma que entenderam. Isso ainda ajuda a concatenar as ideias e a desenvolver interpretação.

2 – Incentive a leitura por prazer – Nada melhor do que fazer o que gostamos. O momento da leitura deve ser prazeroso. Escolha livros que sejam atrativos aos olhos e histórias de interesse do seu pequeno.

3 – Faça da leitura uma brincadeira – Criança ama brincar. Que tal, após a leitura, montar uma peça teatral com a história? Vale tudo. A cama vira um palco; os lençóis, roupas e cenário. Com a diversão, o interesse por descobertas se torna ainda maior.

4 – Faça passeios literários – inseri-los em cenários inspiradores também contribui para o incentivo e amor à leitura. Leve seus filhos a uma biblioteca em sua cidade. As livrarias também são ótimos passeios, pois costumam ter ambientes para crianças, o que tornará o passeio ainda mais divertido.

5 – Desperte os sentidos – escolha livros com imagens e dê ênfase na contação de história com diferentes tons e entonação de voz para cada personagem. Utilize também o toque para as ações das histórias. Desta forma, você prenderá a atenção de seu filho, ajudando-o a desenvolver suas capacidades visuais, auditivas e sinestésica. Com o tempo, você ainda aprende a perceber com qual sentido ele tem mais facilidade de aprender, o que enriquecerá seu filho para a vida.

6 – Respeite o tempo de cada um – crianças mais agitadas podem não conseguir ficar muito tempo na mesma atividade. Não insista! Faça pequenas leituras e deixe-as livres para outra atividade. Dessa forma, a leitura acontece naturalmente, sem obrigações.

7 – Use a tecnologia a seu favor – seu filho se interessa mais pelo computador do que por atividades de leitura? Não tem problemas. Os livros hoje vêm em formato digital, interativo e de fácil acesso. Intercale a leitura dos _ e-books_ com os livros impressos. Basta procurar sempre diferentes formas de conquistar a atenção das crianças, com paciência e amor.

“Espero com essa lista ajudar os pais. Eu sempre digo que não existe leitura ruim. Existem diferentes tipos de livros para cada leitor. Busque obras de interesse para seu filho e tenha momentos incríveis de conexão, conhecimento e aprendizado”, finaliza Isa Colli.

Todos os livros da autora podem ser encontrados facilmente no Brasil, na Europa, e no mundo todo nos principais sites de e-commerce no formato impresso e e-book. Seguem alguns exemplos de lojas: Amazon, Wook, Fnac, Americanas, Submarino, entre outros.

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.