Jornal Povo

Botafogo precisa dobrar aproveitamento na reta final para escapar no Brasileirão

O discurso dentro do Botafogo prega o foco jogo a jogo, mas, do lado de fora do Nilton Santos, a torcida faz contas na luta pela permanência na Série A. O Jornal Povo também pegou a calculadora para projetar os 11 jogos finais do time no Brasileirão desta temporada. Para escapar do rebaixamento, o aproveitamento precisa ser bem melhor.

No mesmo recorte de jogos no primeiro turno, o Botafogo fez 12 pontos. Foi a melhor sequência no campeonato, com duas vitórias, seis empates e três derrotas. Mas, se repetida, será insuficiente para salvar o time da Série B. Para mudar a história na competição, o aproveitamento não pode ficar nos mesmos 36%.

Nos últimos 11 jogos do primeiro turno, o Bota venceu Sport e Palmeiras e empatou outras seis partidas. Na reta final, o clube também enfrenta Athletico, Vasco, Santos, Atlético-GO, Fluminense, Grêmio, Goiás, São Paulo e Ceará.

– Eu não estou me permitindo pensar em dois jogos, estou pensando jogo a jogo. Agora o foco total é em cima do Athletico-PR, na recuperação física dos jogadores e trabalho da comissão. Entendo que o campeonato vai ser definido no final, temos que entregar nosso melhor a cada jogo e pontuar para sair o mais rápido dessa zona. A gente precisa cobrar internamente para entregar um jogo melhor contra o Athletico-PR – disse o técnico Barroca.

O Botafogo terminou a 27ª rodada na 19ª colocação, com 23 pontos. A história dos pontos corridos mostra que a soma de 43 costuma ser a salvação da degola. Para isso, a equipe precisa de mais 20, o que representa um aproveitamento de 60%.

No último encontro com o Athletico-PR, Botafogo levou ponto para casa graças a pênalti perdido no fim do jogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo
No último encontro com o Athletico-PR, Botafogo levou ponto para casa graças a pênalti perdido no fim do jogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo

Para chegar lá, o clube dá atenção especial aos duelos diretos contra Vasco, Goiás e Sport. Além de partidas diante de equipes que estão logo acima na tabela, como Athletico e Atlético-GO.

De olho na calculadora, o Botafogo volta a campo no próximo dia 6 de janeiro, às 19h15 (de Brasília), quando recebe o Athletico pela 28ª rodada. A diferença para o Bahia e para sair do Z-4 é de cinco pontos.

Fonte: GE

 — Foto: Divulgação