Jornal Povo

Hospital do Andaraí funciona com apenas um terço dos leitos disponíveis

O Hospital Federal do Andaraí, na Zona Norte do Rio, funcionava neste sábado (2) somente com um terço dos leitos disponíveis. No plantão de sexta-feira (1º) eram três enfermeiros para atender todo o hospital.

“Vários setores sem enfermeiros, inclusive CTI de Covid-19. E vários setores estão trabalhando sem médico plantonista. Médico respondendo por dois, três setores”, afirmou um funcionário.

A unidade conta com pelo menos 321 leitos, e apenas 100 estavam ocupados com pacientes na manhã deste sábado (2). O número inclui leitos de Covid-19, que poderiam estar ajudando a reduzir a fila de quase 200 pacientes nas emergências do Estado do Rio.

O Jornal Povo entrou em contato com o governo federal, mas não obteve resposta até o fechamento da reportagem.

Em uma medida provisória, o governo federal autorizou a prorrogação de 1.419 contratos em toda a rede federal do Rio de Janeiro. Mas, de acordo com funcionários, eram, 3.592 contratados. A redução atinge uma rede já castigada pela falta de investimento.

“Os contratos que foram renovados não são suficientes e também não teve uma listagem de quem ia ficar e de quem ia sair”, contou um profissional.