Jornal Povo

Vacinação no Rio será feita em clínicas da família e seguirá plano nacional, diz Paes

O prefeito do Rio Eduardo Paes e governador em exercício do RJ Cláudio Castro se reuniram neste domingo (3) para discutirem combate à Covid-19. Segundo Paes, Ministério da Saúde anunciará na segunda-feira (4) datas da vacinação. O Jornal Povo tenta contato com a pasta.

“Vamos seguir o plano nacional de imunização. Amanhã o ministro Pazuello vai anunciar as datas do Plano Nacional. O que ele anunciar vai ser o que a cidade, o estado e todos os lugares do Brasil vão fazer”, afirmou Paes.

Segundo o chefe do Executivo carioca, no Rio a vacinação será feita nas Clínicas da Família.

Cláudio Castro anunciou a compra de oito milhões de seringas em dezembro, e que mais oito milhões serão compradas em janeiro.

“Se a vacinação comecasse na quarta-feira, já estaria 100% preparado”, disse o governador em exerecício.

150 leitos

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio abriu, neste domingo (3), chamamento público para disponibilização de leitos de UTI e de enfermaria clínica para pessoas com suspeita ou confirmação de Covid-19.

Processo foi aberto neste domingo (3). Das 150 vagas, 50 são para UTI. Prefeito e governador se reúnem nesta manhã para discutir plano de enfrentamento à doença.

A prefeitura vai pagar R$ 2,4 mil por leito de UTI por dia e R$ 2.250 por a cada cinco dias por leito de enfermaria.

343 vagas

Na sexta-feira (1), a prefeitura anunciou a abertura de 343 leitos para Covid-19 nas redes públicas e privadas da cidade. O Secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz, informou que serão 193 leitos reabertos na rede pública, sendo 60 deles imediatamente. Já na rede particular, o objetivo é contratar 150 leitos.

A cidade do Rio tem mais de 2 mil leitos fechados, mostra o censo hospitalar divulgado pela prefeitura neste sábado (2). Apenas no Hospital do Andaraí, são 200 leitos sem funcionar.

Os dados foram liberados um dia após a posse do novo prefeito Eduardo Paes (DEM). O censo dos hospitais é uma espécie de monitor eletrônico com informações atualizadas sobre todos os leitos da rede pública de saúde do Rio.