Jornal Povo

Filha de Beira-Mar toma posse em Caxias, reduto do traficante no Rio

A dentista Fernanda da Costa, de 35 anos, tomou posse como vereadora de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Ela é filha de Luiz Fernando da Costa, o traficante Fernandinho Beira-Mar, e responde a um processo na Justiça Federal de Rondônia no qual é acusada de integrar a quadrilha comandada pelo pai. Aqui no Estado do Rio, Caxias é justamente o principal reduto de Beira-Mar.

O inquérito revelou como Beira-Mar continuava a comandar seus negócios ilegais mesmo preso num presídio em Porto Velho, capital de Rondônia — atualmente, ele já foi transferido de lá. A investigação demonstrou que o criminoso, mesmo atrás das grades, expandiu sua atuação justamente em Caxias, passando a controlar máquinas caça-níqueis, comercialização de botijões de gás, cesta básica, mototáxi, venda de cigarros e até o abastecimento de água.

Fernanda, filha de Fernandinho Beira-Mar, e Celso do Alba, presidente da Câmara Municipal de Caxias
Fernanda, filha de Fernandinho Beira-Mar, e Celso do Alba, presidente da Câmara Municipal de Caxias

Segundo a investigação da Polícia Federal, Fernanda era pessoa de confiança de Beira-Mar, a quem visitava na cadeia, e exercia “um papel político e social” na quadrilha do pai em razão dos serviços que presta em comunidades de Duque de Caxias. No processo que está em andamento na Justiça Federal de Rondônia, a nova vereadora de Caxias responde pelo crime de organização criminosa.

De suplente a vereadora

Fernanda (MDB), que foi eleita como suplente, assume a vaga com a nomeação do vereador Fernando Lélis (MDB) ao cargo de secretário municipal de Serviços Públicos de Duque de Caxias. A publicação da nomeação de Lélis vai acontecer net segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Caxias.

Procurada pelo Jornal Extra, Fernanda afirmou, por nota, “que confia na democracia e na Justiça” e acrescentou que já foi ouvida no processo respondido por ela. Na ação, também são réus outros filhos de Beira-Mar, além da irmã e da atual companheira do criminoso.

Fonte: Jornal Extra