A ESPERANÇA NÃO MORRE

“As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto esperarei nele. Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca. Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor.”

Lamentações 3.22-26

O que é esperança ? O que significa esta palavra ? Esperança é aguardar, esperar que algo aconteça e viver esta expectativa. Vivemos em um mundo onde o imediatismo impera, temos dificuldades de esperar, de aguardar. A esperança do mundo é depositada em coisas transitórias e que não têm valor para uma vida espiritual. Diz um ditado popular que: “A esperança é a última que morre”. Mas para nós a esperança nunca morre, aliás ela morreu e ressuscitou.

O cenário é de uma Jerusalém destruída, homens, mulheres, crianças, velhos foram dizimados, um terror absoluto. Jeremias está ali diante daquele cenário, ele presenciou estes eventos catastróficos. Terror absoluto, as mulheres cozeram seus próprios filhos por causa da fome. O profeta retrata o pior quadro da história de Israel mas ainda mantém a esperança e a confiança no socorro do Senhor e mesmo diante de tanta destruição Jeremias apresenta outro quadro: há esperança na tribulação.

O texto nos apresenta uma esperança gerada a partir das misericórdias do Senhor vv. 22-23. As misericórdias levaram o profeta a confiar na providência de Deus. O Deus da misericórdia também é o Deus da esperança. Há um ciclo a ser percorrido no caminho da esperança conforme demonstra o Apóstolo Paulo em Rm 5.3-4. Precisamos das tribulações, elas nos tratam e nos ensinam a buscar Deus em perseverança, esta perseverança gera em nós a força de resistência que somente a experiência pode dar, quando toda esta equação estiver montada o seu resultado será a esperança implantada em nós pelo Espírito Santo através do amor de Deus. Com o exercício deste ciclo aprendemos a esperar no Senhor em qualquer situação e adquirimos a estabilidade necessária para esperar tudo em Deus.

Nos versículos que lemos, Jeremias expressa o papel da nossa alma e o quanto é bom aguardar em silêncio a salvação do Senhor. Somos o povo da esperança e o melhor motivo para esperarmos no Senhor é a SUA SALVAÇÃO.

“Porque o Senhor será a tua esperança; guardará os teus pés de serem capturados.” Pv 3.26.

Deus prometeu vida eterna ao seu lado, é essa a melhor esperança que podemos ter, o céu é a nossa esperança. Que possamos nutrir em nossos corações essa esperança em 2021, independente das circunstâncias. Deus é o nosso refúgio e fortaleza e Ele há de recompensar aqueles que esperam Nele.

Deus te abençoe em 2021, que você tenha um ano bem-aventurado.

Pr. Alessandro Machado

ICNVJU – Igreja Cristã de Nova Vida em Jardim Ulisses / Prata – Nova Iguaçu.

Rua Maria Leopoldina, 570 – Jardim Ulisses – Nova Iguaçu – RJ.

Facebook Comments

Open chat
Anuncie AQUI! >>>
Olá!
Gostaria de anunciar sua marca aqui?
Powered by