Jornal Povo

Mulheres tem a maior representatividade da Baixada Fluminense na prefeitura de Queimados

Dez das 13 secretarias municipais são ocupadas por elas

As mulheres ocupam a maior parte do quadro de secretarias da Prefeitura de Queimados, onde há mais representatividade feminina nos municípios da Baixada Fluminense. O novo quadro de secretários anunciado na última sexta (1º de janeiro) mostra a vitrine do poder que das mulheres na gestão do prefeito Glauco Kaizer.

Cristiane Lamarão é a secretaria de Assistência Social e, pela especialidade na área, acumula ainda as secretarias de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania e a de Terceira Idade. Ela traz na bagagem a experiência de outros municípios, além da secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Estado, de onde saiu para comandar uma super secretaria em Queimados.

Das treze secretarias anunciadas até o momento, o prefeito já escolheu 10 mulheres para comandar pastas estratégicas. Elas serão responsáveis pela Educação, Saúde, Obras, Assistência Social, Urbanismo, Administração, Meio Ambiente, Projetos Especiais, Assuntos Estratégicos e também pela Procuradoria Geral do Município. Sem contar a representatividade de uma chapa que já era formada por uma mulher negra, a jovem vice-prefeita Maíse Justo.

Glauco diz ter pautado suas escolhas com base em critérios técnicos. “Temos mulheres na gestão das principais pastas da cidade. São elas que vão gerenciar a maior parte das nossas pautas com a responsabilidade de reestruturar Queimados”, afirma o prefeito.

O protagonismo feminino no governo municipal de Queimados desperta muita reflexão sobre as lutas e as conquistas das mulheres ao longo dos anos. É tempo de se avaliar a real representatividade feminina nos cargos de liderança.