Jornal Povo

Vereador Marcio Ribeiro realiza vistoria nos reservatórios de controle de enchentes da Grande Tijuca acompanhado de técnicos da Rio Águas

O vereador  da cidade do Rio de Janeiiro, Marcio Ribeiro participou no final na final da semana passada da vistoria dos reservatórios de controle de enchentes na Grande Tijuca, ao lado de técnicos da Fundação Rio Águas e das empresas que realizam a manutenção dos reservatórios. O vereador, que foi subprefeito da Grande Tijuca de 2014 a 2016, realizou a fiscalização para verificar como estão as galerias e a manutenção dos reservatórios, sobretudo neste mês de janeiro, período do ano em que a cidade tem um histórico de chuvas fortes. Os reservatórios da Praça da Bandeira, Praça Niterói e Praça Varnhagen, que juntos possuem capacidade para 120 milhões de litros de água, foram fundamentais para conter as históricas inundações que causavam transtornos não só aos moradores da região, mas a todos que circulavam pela área. 

De acordo com Marcio Ribeiro, segundo parecer dos técnicos, os reservatórios estão prontos para possíveis grande chuvas:

“A nossa visita aqui hoje é de prevenção e de fiscalização do que vem sendo feito pela manutenção desses reservatórios. Convidei os técnicos da Rio Águas e da empresa que faz a manutenção dos piscinões e, de acordo com a vistoria e o parecer técnico deles, todos os reservatórios estão aptos  para receber grandes chuvas, caso isso aconteça”, revelou Marcio Ribeiro.

Já na parte superior dos reservatórios, nos espaços em que ficam área de lazer, aparelhos de ginástica, brinquedos infantis e academias da terceira idade, o vereador verificou alguns problemas de manutenção, como grades soltas, balanços quebrados, lonas da academia da terceira idade rasgadas, além de algumas intervenções que necessitam de reparos:

“ Vamos cobrar isso e fazer com que as praças desses reservatórios tenham sua função retomada, atendendo a população e aos moradores do entorno da forma que ela sempre funcionou: muito bem até o final do ano de 2016” diz Marcio Ribeiro.

Ao final da vistoria, o vereador Marcio Ribeiro passou as demandas e necessidades encontradas nos piscinões  para a  Rio Águas e irá preparar um relatório, apontando o que for de responsabilidade da prefeitura para ser enviado essa semana .

“Fizemos um apanhado de tudo que vimos nessa visita de hoje. Não apenas dos reservatórios, mas também da manutenção das praças, e vamos encaminhar para a Prefeitura, o que for de competência deles. Vamos trabalhar para trazer novamente esse espaço em condições de uma melhor utilização pela população”, finalizou o vereador.

O piscinão da Praça da Bandeira, com capacidade para 19 milhões de litros, foi o primeiro a ser inaugurado, em dezembro de 2013. O da Praça Niterói, com capacidade para 58 milhões de litros, foi entregue em 2015 e o  reservatório da Praça Varnhagen, com capacidade para  43 milhões de litros e o último a ser concluído, foi entregue em  2016. Os três juntos possuem capacidade para 120 milhões de litros de água.