Jornal Povo

Por que a Ford investe na Argentina enquanto fecha fábricas no Brasil?

Com dificuldades semelhantes entre os países em ambiente macroeconômico, prevaleceu a busca por rentabilidade em um mercado mais preparado ao portfólio prioritário da marca.

A busca por margem operacional e investimento em uma oferta de veículos de alto valor agregado foram as justificativas oficiais da Ford para o fechamento das fábricas brasileiras da marca depois de mais de 100 anos de operação no país.

Como informou a montadora, foram encerradas nesta segunda-feira (11) as atividades das fábricas da Ford em Camaçari (BA) e Taubaté (SP). A planta da Troller, em Horizonte (CE), será fechada até o fim de 2021. O mercado brasileiro passa a ser atendido pela produção na Argentina e no Uruguai, além de importações da matriz norte-americana e outros mercados.

Mas por que o Brasil foi preterido para uma economia mais frágil como a Argentina?

Nesta terça-feira (12), o presidente Jair Bolsonaro atribuiu a decisão à falta de subsídios ao setor. “Faltou a Ford dizer a verdade. Querem subsídios. Vocês querem que eu continue dando R$ 20 bilhões para eles como fizeram nos últimos anos? Dinheiro de vocês, de impostos de vocês para fabricar carro aqui? Não. Perdeu a concorrência. Lamento”, afirmou.