Jornal Povo

PROGRAMA LIMPA RIO SERÁ INICIADO NESTA QUARTA-FEIRA EM DUQUE DE CAXIAS

O Programa Limpa Rio executado pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em parceria com a Prefeitura de Duque de Caxias, inicia nesta quarta-feira (13), às 9h  a limpeza do Rio Imbariê e o Canal Real Estrela que cortam o distrito de Imbariê, região muito afetada com inundações nos períodos de chuvas forte. Na intervenção de 5.166 metros do Rio Imbariê o Inea deve retirar mais de 40 mil m³ de sedimentos e nos 1.519 metros Canal Real Estrela a previsão chega a mais de 10 mil m³.
No município a prefeitura com o programa de combate às enchentes limpou e desassoreou nos últimos três anos mais de 250 quilômetros de rios, canais, valões e córregos nos quatro distritos.
“Ações como a do Limpa Rio são fundamentais para o trabalho de prevenção e de mitigação do impacto das grandes chuvas. Estamos atuando em todo o estado através do programa e com o olhar atento para a Baixada Fluminense”, explica o Secretário de Estado do Ambiente, Thiago Pampolha.
Para o prefeito Washington Reis a parceria com o estado está trazendo benefícios para a população. “Vamos realizar muito mais. Estamos trabalhando para dar dignidade às famílias”, disse o prefeito.