Apesar de as doses da vacina CoronaVac terem começado a ser distribuídas no início da manhã pelo Governo Federal, o estado do Rio ainda não recebeu e nem tem previsão da entrega das mais de 487 mil unidades que foram lhe destinadas pelo Ministério da Saúde. O governador em exercício do Rio, Cláudio Castro, chegou à capital em um voo de carreira às 13h, quando concederia uma entrevista coletiva. Ela foi cancelada por conta do atraso na entrega, que seria feita pela Força Aérea Brasileira. Segundo fontes ligadas ao governo, o estado está buscando solucionar o problema com a ajuda de empresas aéreas, que fariam o transporte das doses.
De acordo com integrantes do governo, as doses de estados mais distantes de São Paulo, de onde as vacinas saem, foram despachadas antes, mas problemas na logística do Governo Federal atrasaram a entrega.
O estado previa que as vacinas chegassem ao Rio no início desta tarde no aeroporto do Galeão, de onde seguiriam para a central da secretaria de Saúde em Niterói. De lá, as doses seriam distribuídas para todo o estado. Uma cerimônia de lançamento da vacinação estava marcada para as 17h no Cristo Redentor, evento que agora corre risco de não ser realizado.
Distribuição: Confira quantas doses de CoronaVac cada município do estado do Rio recebe nesta segunda-feira
O início da vacinação às 17h foi anunciado pelo ministro da Saúde Eduardo Pazuello, que decidiu antecipar o cronograma. Inicialmente, o começo da vacinação estava previsto para a pŕoxima quarta-feira, dia 20.
Preparativos à espera da vacina
Três aeronaves — uma da Polícia Militar, uma da Polícia Civil e uma do Corpo de Bombeiros — estão pousadas no 12º BPM (Niterói) à espera do lote de vacinas da CoronaVac que serão distribuídas para os municípios distantes da capital fluminense. O Governo Federal disponibilizou mais de 487 mil doses para o estado do Rio.