Jornal Povo

Doses da CoronaVac são enviadas para municípios do Rio com auxílio de helicópteros

Helicóptero da Polícia Militar no Grupamento Aeromóvel, em Niterói, aguarda doses da CoronaVac para transportar para outras cidades Foto: Rafael Nascimento de Souza

Após o atraso na chegada do lote da vacina CoronaVac ao Rio na tarde de segunda-feira, dia 18, a manhã é de movimento no Centro de Niterói, com o abastecimento dos helicópteros que farão o transporte das doses para os municípios mais distantes no estado do Rio. Antes das 9h, cinco aeronaves já saíram para o interior do estado, sendo duas do Grupamento Aeromóvel (GAM) de Niterói e outras três do 12º BPM (Niterói), ambos no Centro da cidade, das polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros. Um dos helicópteros é do governo do estado, usado pelo governador em exercício Cláudio Castro.

Para a primeira fase da campanha de imunização contra a Covid-19, os fluminenses receberam 487.520 doses, que serão aplicadas em 232.521 pessoas de grupos prioritários, dos quais idosos com 60 anos ou mais e pessoas com deficiência que estejam em abrigos, povos indígenas vivendo em terras indígenas e trabalhadores da Saúde.

Inicialmente, a imunização deveria ter início na quarta-feira, dia 20, mas foi adiantada pelo Ministério da Saúde. Com o atraso do lote vindo de São Paulo, somente foi possível realizar a vacinação num ato simbólico, no Cristo Redentor, já no fim do dia. Nesta manhã, o secretário estadual de Saúde, Carlos Alberto Chaves, acompanha a logística de transporte das doses para os municípios das regiões norte e nordeste do estado do Rio. Por volta das 8h, ele embarcou no helicóptero responsável por levar as vacinas CoronaVac para Campos.

— Houve um atraso no percurso, mas, o importante é que, hoje, a partir das 14h, todos os (outros) 91 municípios já poderão começar a vacinar. Todas as caixas estão documentadas em cada aeronave. Todos os municípios receberam os insumos. As pessoas não devem procurar postos de saúde. Nesse momento são os grupos de risco: a população mais atacada pela doença. Não distribuímos todas as doses, porque caso não haja mais produção, temos as suficientes para a segunda dose — disse o secretário.

Segundo Chaves, o controle da vacinação — que deve ser feita em duas fases, com espaço de 28 dias entre as aplicações — será realizado por cada uma das 92 cidades fluminenses. A fiscalização caberá à Vigilância em Saúde por meio de amostragem:

— Nós vamos fazer por amostragem. Nós estamos partindo do princípio de que todos são corretos. Então, a partir da amostragem, um João da Silva, Manoel da Costa, e vamos checar, e se, por um acaso, houver qualquer irregularidade, colocamos dentro das normas legais — disse Chaves em entrevista ao “Bom Dia Rio”, da TV Globo, nesta manhã.

Na manhã de segunda-feira, quando o governador em exercício do Rio, Cláudio Castro, embarcou para São Paulo, a expectativa era de que os municípios fluminenses recebessem as doses e pudessem começar a vacinação já no mesmo dia. O início da imunização foi marcada por uma cerimônia no Cristo Redentor, em que as primeiras vacinadas foram a idosa Terezinha da Conceição, de 80 anos, moradora de um abrigo federal, e a técnica de enfermagem Dulcineia da Silva Lopes, de 59 anos.

Questionado se houve “confusão” na entrega das vacinas da CoronaVac, por parte do governo federal e do estadual, o secretário Carlos Alberto Chaves afirmou que “aconteceu um problema na logística” e que a expectativa da imunização era a partir do dia 20, quarta-feira.

— Confusão é o termo errado. Não houve confusão. Foi um problema logístico causado por várias variantes. Eu nunca enganei ninguém (em relação à imunização). Eu sempre disse que a vacinação iria começar no dia 20. Não faço cena. Foi antecipada, ótimo. Mas, é preciso ter uma normatização. Vamos focar a ação direta por parte dos municípios. É o que nos cabe.

Até as 9h, saíram da Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) quatro caminhões para 24 cidades, todas elas do interior do estado. Os municípios que já retiraram as doses são: Mendes, Engenheiro Paulo de Frontin, Miguel Pereira, Vassouras, Paty do Alferes, Areal, Comendador Levy Gasparian e Sapucaia. Além de Barra do Piraí, Pinheiral, Quatis, Piraí, Rio Claro, Porto Real, Rio das Flores, Saquarema, Iguaba, Araruama, Búzios, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Casemiro de Abreu, Rio das Ostras e São João de Meriti.