Jornal Povo

Nasce uma agência de oportunidades na periferia de Nova Iguaçu

Agência do Bem é um projeto da Casa do Menor São Miguel Arcanjo, localizada no bairro de Miguel Couto, que surgiu da necessidade de encaminhar jovens e adolescentes, em situação de risco pessoal e vulnerabilidade social, para o mundo do trabalho, através da lei da aprendizagem n.10.097/2000 e lei do estágio n. 11.788/2008.

Trazemos a ousadia de ser uma AGÊNCIA DE OPORTUNIDADES, de vagas de jovem aprendiz, estágio e emprego com as empresas de grande, médio e pequeno porte que devem contratar, por exemplo, uma quantidade de jovens aprendizes que pode ser entre 5% e 15% de acordo com seu quadro de funcionários.

Porém, para além do cumprimento da lei, a relação da Agência do Bem com as empresas são de parceria. Onde, não se fornece, simplesmente, a mão de obra qualificada, mas também, todo o acompanhamento administrativo, pedagógico e psicossocial em prol do desenvolvimento dos aprendizes e estagiários, visando resultados positivos e crescimento das empresas.

O projeto conta com uma estrutura de formação profissional a partir dos seguintes cursos de formação: Formação Inicial para o Mundo do Trabalho; Auxiliar de Serviços Administrativos; Auxiliar de Logística; Auxiliar de Tráfego; Mecânica Automotiva. Para aqueles que procuram estagiários possuímos os seguintes cursos: Elétrica Predial, Barbearia, Auxiliar de cabeleireiro, Panificação, Gastronomia,  Assistente de RH, Assistente Administrativo e Informática.

Ressaltamos sempre que para o desenvolvimento do projeto contamos com uma assistência técnica de excelência, que vai desde o comercial e administrativo até a assistência social e acompanhamento psicológico.

Contamos hoje com dez empresas parceiras: Solazer, Supermercados Vianense, Atlas Rio, Transportadora Tinguá, Transportadora Evanil, Real de Éden, Petra Agregados, Mitra, CDH e Bromberg. Mais de 5 Mil jovens e adolescentes, em sua maioria negros e moradores da baixada fluminense, já foram inseridos no mundo do trabalho através deste projeto desde 2005.

“Quando decidimos fechar parceria com a Agência do Bem foi uma surpresa muito grande! Os jovens que vêm de lá, realmente querem trabalhar. Foi uma assertividade se tornar parceira da Casa do Menor São Miguel Arcanjo!” afirma Fernanda Matos, gerente de Rh da empresa Atlas Rio.