Jornal Povo

Um novo tempo para a cultura de Japeri: Prefeitura promoverá rodas de conversa com artistas locais

Com modalidades presencial e online, eventos acontecerão nesta sexta (22) e sábado (23). Interessados podem se inscrever da Secretaria Municipal de Cultura ou via e-mail

Para promover uma gestão participativa a fim de traçar estratégias que incentivem e desenvolvam a cultura local, a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, quer ouvir artistas, agentes, produtores, técnicos e trabalhadores da área em uma roda de conversa. Serão duas modalidades: presencial e virtual. A primeira acontecerá nesta sexta (22), às 10h, na Escola Municipal Pastor Aristides Arruda, e será restrita a um público de até 30 pessoas, com preferência para aqueles que não têm acesso à internet em suas residências.O encontro respeitará os protocolos de segurança contra a Covid-19, dentre os quais está o uso obrigatório de máscaras. Para quem preferir, o evento será realizado também em formato virtual no dia seguinte, dia 23, no mesmo horário. As inscrições podem ser feitas na sede da Secretaria Municipal de Cultura de Japeri (segunda a sexta, das 9h às 15h) ou pelo e-mail [email protected]. Para a secretária da Pasta, Rita de Cássia, o evento é o primeiro passo para a elaboração de medidas que fortaleçam o setor cultural na cidade. “Estamos montando o Planejamento Estratégico da Secretaria de Cultura, que vai conter metas para toda esta gestão e não poderíamos realizar as propostas sem ouvir os fazedores de cultura da nossa Cidade. Acreditamos numa gestão democrática,  participativa e humana, para impulsionar, fomentar e potencializar as ações culturais de Japeri”, declarou a gestora.

De acordo com a prefeita Drª. Fernanda Ontiveros, a escolha dos componentes da equipe da Pasta foi baseada em critérios técnicos de quem vive da arte. “Nossa gestão leva em consideração os conhecimentos e experiências de quem faz cultura há muito tempo. Apenas desta forma poderemos, de fato, desenvolver ações que contemplem os artistas de Japeri e incentivem a descoberta de novos talentos”, afirmou a prefeita.