Jornal Povo

Comitê científico da Prefeitura do Rio marca volta às aulas na rede municipal para 8 de fevereiro

Em reunião do Comitê Científico de Acompanhamento de Ações contra a Covid-19 nesta segunda-feira, dia 25, ficou decidida a data de retorno às aulas dos estudantes da rede municipal. Membro do comitê, o pediatra do Instituto de Saúde Coletiva da UFRJ e coordenador da campanha Lugar de Criança é na Escola, Daniel Becker, afirmou que ficou decidida, no encontro, a volta às aulas na rede municipal em 8 de fevereiro, de forma online, e no dia 22, presencialmente. As aulas, porém, vão voltar de forma escalonada, tanto em relação às séries quanto às unidades escolares.Conforme um planejamento foi apresentado pelo secretário de Educação, Renan Ferreirinha, há escolas em melhores condições para retorno das aulas em segurança e outros que precisam de reformas pontuais.

Prefeitura ainda estuda como será o plano de volta às aulas; anúncio será feito na próxima semana Foto: Brenno Carvalho 

Por isso, nem todas as unidades voltarão a funcionar ao mesmo tempo. Em relação às turmas, a volta começaria pela educação infantil e 1º e 2º anos do ensino fundamental, ou seja, crianças de 4 a 8 anos. Na segunda fase, do 3º ao 6º ano, mais o 9º ano, além de uma parte da creche. Por último, a outra parte da creche, mais 7º e 8º ano, classes especiais e Programa de Educação de Jovens e Adultos.

— O protocolo de distanciamento está bem feito. O retorno será escalonado e de acordo com a ciência, com a monitorização da pandemia e dos casos em escola. Mas o importante é que ficou definida a importância da escola. Ela será a primeira a abrir e a última a fechar, nessa nova fase. Ou seja, se houver recrudescimento do contágio, outros setores da economia fecharão primeiro que a escola — explicou Becker, que citou preocupação com problemas psíquicos envolvendo crianças. — Há muitos países no mundo relatando aumento de suicídio entre jovens, por exemplo. A criança foi uma figura esquecida na pandemia.

Becker também afirmou que haverá investimento no transporte público, com reforma de veículos da frota Ônibus da Liberdade, coletivos da prefeitura que transportam crianças da rede municipal que vivem em áreas de difícil acesso. Assim, esses ônibus serão higienizados, reformados e adequados para o protocolo de segurança.