Jornal Povo

Fato:”Cláudio Castro participa da apresentação do projeto Arco Seguro”

O governador em exercício, Claudio Castro, participou, nesta quinta-feira (28/01), da apresentação do projeto Arco Seguro, na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), no Centro da capital fluminense. O projeto elaborado pela Firjan busca reunir parceiros para revitalizar a rodovia federal Raphael de Almeida Magalhães, conhecida como Arco Metropolitano, a partir da construção de uma Parceria Público–Privada (PPP) e, assim, estabelecer um cinturão de segurança na região.     

Presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), André Ceciliano

No evento, que também contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), André Ceciliano; do secretário de Polícia Militar, Rogério Figueredo; e dos comandantes dos batalhões de polícia da Baixada Fluminense, Cláudio Castro falou sobre a necessidade de se estabelecer um pacto que mobilize o poder público e privado.                                                                   

– Tenho repetido constantemente que precisamos de um grande pacto pelo Rio de Janeiro com os poderes Legislativo e Executivo, empresários, Justiça, imprensa. Vamos fazer o possível para que este projeto saia do papel. Temos plena condição de tornar a via mais segura. O Arco Metropolitano é um projeto que precisa ser aprimorado. O que for da nossa esfera, de recursos humanos e financeiros, colocaremos – afirmou o governador.   

Castro disse ainda que para melhorar a segurança no Arco Metropolitano é preciso, antes, valorizar o trabalho do policial. Ele destacou que nesta quinta-feira foram divulgados dados do Instituto de Segurança Pública, como o de redução do roubo de carga, cuja queda é de 33% no comparativo com 2019.   

–  Fiquei feliz de saber dos números apresentados pelo ISP, mas precisamos melhorar ainda mais. É a união, a junção de forças que fará com que a Segurança Pública alcance mais resultados – frisou.   

O Arco Metropolitano é uma via estratégica para o escoamento da produção fluminense. A estrada é margeada por municípios da Baixada Fluminense como Japeri, Nova Iguaçu, Duque de Caxias e Belford Roxo. Em sua área de influência estão o Porto de Itaguaí, os distritos industriais de Campos Elíseos (Polo Petroquímico) e de Santa Cruz.    

– Hoje apresentamos mais uma proposta para melhorar o Rio. Temos tido um diálogo muito produtivo com o Governo do Estado e a Alerj. Este é um projeto com foco no crescimento e desenvolvimento do estado. – disse o presidente da Firjan, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira.

Ppr: Arinos Monge.