Jornal Povo

Denúncias de aglomeração aumentam 32% no Rio após início da campanha de vacinação contra Covid-19

A vacinação de Dulcineia da Silva Lopes, de 59 anos, e Terezinha da Conceição, de 80, aos pés do Cristo Redentor, no último dia 18 de janeiro, levou uma mensagem de esperança a todos os cariocas. Mas o recado teve também uma reação adversa: o Disk Aglomeração registrou, no primeiro fim de semana após o início da campanha, um aumento de 32% no total de denúncias em relação ao mesmo período anterior. Mas o desrespeito às regras de proteção contra a Covid-19 vão além dos dias de folga. Nos oito dias seguintes à solenidade no Corcovado, os relatos de descumprimento das medidas sanitárias recebidos pelo órgão subiram 20% se comparados aos da semana antes do início da imunização.

img
Multidão caminha pelo calçadão de Campo Grande, onde se vê todo tipo de desrespeito, além da aglomeração em si Foto: Fabiano Rocha / Agência O Globo

Um levantamento da prefeitura, mostra que este mês o bairro com maior número de denúncias no Disk Aglomeração foi o Recreio dos Bandeirantes, seguido de Barra da Tijuca, Campo Grande e Copacabana. Desde que o canal foi instituído em março, mais de 227 mil chamados foram abertos, 130 mil deles sobre aglomerações em ruas e estabelecimentos — o que dá, em média, 400 por dia.