Jornal Povo

Mesmo algemado, preso pula do terceiro andar e foge de cadeia no Rio

Um preso fugiu da cadeia pública José Frederico Marques, em Benfica, na Zona Norte do Rio, na tarde dessa sexta-feira. Mesmo algemado, Diego do Nascimento Rodrigues, de 20 anos, conseguiu pular do terceiro andar do presídio e escapou. A unidade prisional fica ao lado favela do Arará, dominada pela maior facção criminosa do Rio.

Diego tinha sido preso em flagrante no último dia 27, por furto, e fugiu nessa sexta-feira, logo após ter passado pela audiência de custódia. Na sessão, o rapaz foi mantido preso pelo magistrado por já ter passagens pela polícia.

img
Entrada da Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica Foto: Fabiano Rocha

Em depoimento na 21ª DP (Bonsucesso), onde o caso foi registrado, o agente penitenciário Michel Marcos de Oliveira relatou que estava conduzindo para o presídio, sozinho, 16 presos que tinham passado pela audiência de custódia. Quando já estava dentro da cadeia pública, ele afirma que fez a contagem e percebeu que faltava um detento, constantando em seguida que se tratava de Diego.

O agente afirmou ainda que checou nas câmeras de segurança do presídio e constatou que Diego se jogou do terceiro andar da unidade, caiu na coordenação do presídio, e depois correu por uma igreja, onde conseguiu acesso à favela do Arará.

Em nota, a assessoria de imprensa da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) do Rio informou que a corregedoria da pasta está apurando os fatos. Buscas estão sendo feitas para tentar localizar o preso foragido.