Nos últimos dias, diversas pessoas relataram ter recebido um e-mail informando que, segundo a base em análise da entrega da Declaração do Imposto de Renda, foram encontrados problemas relacionados ao seu CPF. A Receita Federal alerta que a mensagem é falsa e que se trata de um golpe.
O comunicado ainda pede que as pendências sejam regularizadas com urgência, sob pena de suspensão do CPF e aplicação de multa, e sugere que o internauta clique em um link.
De acordo com a Receita Federal, mensagens dessa natureza devem ser apagadas, pois podem conter vírus ou qualquer outro software malicioso, podendo causar danos ao computador. Além disso, a exposição de dados pessoais do cidadão pode facilitar diversos tipos de fraudes.
A instituição ressalta que não autoriza terceiros ou empresas a enviarem e-mails em seu nome. E, para saber a real situação do CPF, o contribuinte deve acessar o endereço servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/ConsultaSituacao/ConsultaPublica.asp, preencher o CPF e a data de nascimento. O comprovante não fornece informações sobre a situação econômica, financeira ou fiscal do titular, limitando-se apenas a comprovar a situação cadastral.
Foonte: Google.
Por: Arinos Monge.