Jornal Povo

Chegada de frente fria causa fortes chuvas na Região Metropolitana do Rio

O intenso calor registrado nos últimos dias foi quebrado pela chegada de uma frente fria na Região Metropolitana do Rio, responsável por fortes chuvas nesta sexta-feira, dia 5. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) classificou o grau de severidade como “perigo”, informando que pode chover de 30 a 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com rajadas de vento de 60 a 100 km/h. O Inmet alertou ainda para risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A cidade do Rio entrou em estágio de atenção às 17h. Às 18h, a Defesa Civil realizou o acionamento de 11 sirenes em seis comunidades diante do atingimento do Protocolo do Sistema de Alarme Sonoro. A Defesa Civil está em contato com as áreas de risco para acompanhamento junto às comunidades. As comunidades são: Engenho da Rainha, Morro dos Macacos, Parque Vila Isabel, São João, Relicário e Vila Matinha.

Segundo o Instituto Climatempo, a mudança na situação de bloqueio atmosférico ocorreu devido a uma grande frente fria que avançou do Sul para o Sudeste do país, estando associada a um forte ciclone extratropical no litoral do Rio Grande do Sul. As temperaturas estarão em declínio acentuado, com mínima de 21°C e máxima de 33°C.

As recomendações são para não se abrigar debaixo de árvores, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e, se possível, desligar aparelhos elétricos. Em caso de emergências, são disponibilizados os números da Defesa Civil (199) e do Corpo de Bombeiros (193).