Jornal Povo

Fato:São Gonçalo e Niterói ficam sem vacina após ‘êxodo de vizinhos’ no RJ

Os municípios de São Gonçalo e Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, não vacinaram a população nesta segunda-feira (8) porque acabou a vacina. Cidades próximas da capital fluminense, as duas tiveram as campanhas de vacinação interrompidas depois de zerarem os estoques de imunizante contra o novo coronavírus entre sexta-feira (5) e sábado (6).

No caso de São Gonçalo, a vacinação tinha sido aberta para profissionais da área de saúde de qualquer idade, o que provocou um verdadeiro êxodo de moradores de cidades vizinhas. Com isso, as remessas de vacina rapidamente foram esgotadas.

Para tentar conter o movimento desajustado, a prefeitura resolveu exigir comprovante de vínculo com o município, mas já era tarde demais. A Secretaria da Saúde informou que as doses para quem trabalha nos postos de saúde da cidade estão garantidas, mas que não há previsão para voltar a vacinação à população.

No caso de Niterói, a vacinação foi mais acelerada do que na cidade do Rio de Janeiro. Na última segunda-feira (1º), enquanto a capital fluminense estava vacinando apenas quem tinha 99 anos ou mais, a cidade vizinha já estava vacinando idosos de 90 anos ou mais, uma semana antes da faixa etária ser atingida pela capital.

Nesta segunda-feira (8), Niterói vacinaria idosos com 88 anos ou mais, mas acabaram as doses. “Entendemos as apreensões da população, que também são as nossas, em querer vacinar todas as pessoas o mais rápido possível. No entanto, dependemos das ações do Ministério da Saúde na aquisição de insumos e novas doses”, disse a prefeitura em comunicado.

A Secretaria Estadual da Saúde do Rio de Janeiro deve começar nesta terça-feira (9) a distribuir mais 282 mil doses da Coronavac, que estão armazenas inclusive em Niterói. 

A pasta disse que vai decidir nesta segunda-feira quando encaminhará as doses aos 92 municípios do estado e que não tem conhecimento de que cidades fluminenses já tiveram as doses esgotadas.

Fonte: CMN.