Jornal Povo

Pesquisadores buscam 300 voluntários na Baixada para estudo sobre asma

A Santa Casa do Rio, a ONG Brasil Sem Alergia e a Associação Brasileira Beneficente de Apoio ao Alérgico estão desenvolvendo uma pesquisa para ampliar o entendimento sobre a influência genética em casos de asma e avaliar de perto o papel de certos medicamentos no controle dos sintomas da doença. Para tal, a equipe espera a participação de 300 voluntários moradores da Baixada Fluminense.

Os pacientes devem ter mais de 18 anos e apresentar algum tipo de doença respiratória, preferencialmente asma. A coleta de sangue será realizada na sede do Brasil Sem Alergia, na Rua Conde de Porto Alegre, 155, no bairro 25 de Agosto, em Duque de Caxias. Para participar, os interessados deverão fazer agendamento pelo telefone (21) 3939-0239. As primeiras coletas já estão sendo realizadas, de segunda a sexta, de 9h às 18h.

Como contrapartida, os voluntários contam gratuitamente com atendimentos médicos com um grupo de especialistas, testes alérgicos e a realização da prova de função pulmonar (exame fundamental para o diagnóstico preciso de asma). Os serviços serão oferecidos no Brasil Sem Alergia, em data a ser marcada diretamente com a equipe de atendimento.

Por: Arinos Monge.