Jornal Povo

A cosmologia dos Orixás sendo apresentada em espetáculo on line

O ator Fabio França

O período de pandemia afetou diretamente a classe artística. O espetáculo realizado sem patrocínio disponibilizou um link no Sympla de contribuições para custear o investimento do espetáculo e cachês dos profissionais que atuaram nessa produção. 


O tempos de tanta intolerância, sobretudo religiosa, OCEE | Orixás, Cultura, Evolução e Essência – Elementos da Natureza surge como lugar de fala, pelas lentes artístico-cultural para desmistificar as crenças sobre o candomblé e seus rituais através das danças e movimentos dos orixás que se conectam com a natureza.

As histórias e mitologias dos orixás se refletem na corporeidade e musicalidade presentes nos seus atos da circularidade do panteão africano. Seus corpos, suas danças e seus arquétipos estão presentes na maioria dos sujeitos sociais. 

Vamos contar histórias através da dança. Começamos pelos caminhos e encruzilhadas de Exu.

A seguir nos deparamos com a bravura e a força de Ogum nas batalhas da vida. Oxóssi, também conhecido por Odé, é o irmão mais novo de Ogum e traz a caça das matas e a prosperidade. Ossain, como um bom curandeiro, está presente na sabedoria das folhas.

Omulu, que por muitos é também conhecido como Obaluaê, é o senhor que cura as enfermidades, as doenças e todos os males que ferem nossos corpos. Oxumarê, orixá da transformação e das riquezas presentes no fim do arco-íris. Xangô com sua justiça nos mostra que é tempo, é rei. A dona dos ventos e raios, Oyá, que também a conhecemos como Iansã, é a guerreira com personalidade forte. Obá, caçadora e guerreira, nos mostra a importância da escuta. Ewá como a transformação.

Oxum como a dona do ouro, da beleza, dos ventres. A jovialidade de Logun-Edé é a marca desse orixá. A maternidade de Iemanjá. A força das árvores na presença de Iroko. O barro de Nanã que modelou nossos corpos, e a calma e sabedoria Oxalá.

Espetáculo: OCEE | Orixás, Cultura, Evolução e Essência Musical – Elementos da Natureza Onde:

Plataforma ZoomQuando: 20/02/21 às 18 às 19h  

Contribuição: R$ 30,00  Link de contribuição: https://www.sympla.com.br/ocee—orixas-cultura-evolucao-e-essencia—elementos-da-natureza__1081214