Jornal Povo

Volta às aulas: escritora Isa Colli dá dicas para incentivar o hábito da leitura nos adolescentes

*Enfim, é chegado o momento de retomar as aulas, depois de um longo período de modificações na vida dos adolescentes e jovens.

E, para os pais que desejam incentivar a prática da leitura nos seus filhos, a escritora Isa Colli dá 5 dicas para contribuir com as famílias.

Isa, que é mãe de Valdeir (34) e Philip (33), vivenciou essa construção do incentivo à leitura não só na infância, como na adolescência deles e, atualmente, continua essa missão com muitas crianças por meio de sua editora – a Colli Books. Ela conta que é preciso envolvê-los.

Confira as dicas:

1 – *Deixe que seu filho descubra o prazer pela leitura* – Nada forçado se torna prazeroso. A leitura precisa trazer satisfação. A obrigatoriedade rouba o prazer, por isso, converse com seus filhos e entenda sobre seus gostos. Ao presenteá-lo com algo, dê livros com assuntos de seu interesse. Isso ajuda a fomentar o gosto pelo conhecimento.

2 – *Dê o poder da escolha*

– Quando descobrir seus gostos, ofereça bons livros. Escolher títulos com a temática que o jovem tem interesse, incentiva ainda mais o hábito de ler

.3 – *Encontre alternativas na leitura*

– Gibis, livros ilustrados, filmes sobre romances ou obras literárias… tudo que possa gerar identificação é válido. Atualmente, existem os fóruns e grupos nas redes sociais sobre livros, que ajudam a fazer novas amizades e discutir assuntos de forma saudável e interessante.

.4 – Seja um exemplo* – Ler as obras escolhidas por ele pode contribuir, pois vocês terão um assunto em comum, criando um elo ainda mais próximo na relação e trazendo considerações de seu ponto de vista sobre a leitura.

5 – *Tenha o livro sempre à mão* – Proporcione um ambiente que dê destaque aos livros. Crie um cantinho da leitura, invista em lindas prateleiras, espalhe almofadas pelo chão e peça ajuda para organizar esse espaço especial, que poderá ser compartilhado com irmãos, primos ou amigos, de forma que ele tenha com quem dividir os bons momentos de leitura.Quem desejar conhecer mais sobre os títulos da autora, basta acessar o site da Colli Books, https://www.collibooks.com/ ou

buscar seu nome do Google e escolher a loja que mais lhe agradar. Seus livros podem ser encontrados facilmente no Brasil, na Europa e no mundo todo nos principais sites de e-commerce, no formato impresso e e-book. Seguem alguns exemplos de lojas: Amazon, Wook, Fnac, Americanas, Submarino, entre outros.