Jornal Povo

Suspeito de fornecer armas e drogas para facções no RJ é preso no Paraguai

A Polícia Civil do Rio e a Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) do Paraguai prenderam, na noite de sábado (13), em ação conjunta, Gabriel Mendes da Silva, conhecido como o Turco, apontado como o responsável por fornecer armas e drogas para facções que dominam o tráfico no Rio de Janeiro. A prisão correu em Assunção, capital do país vizinho.

Segundo informações da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme) da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Turco foi preso em uma mansão avaliada em R$ 2,5 milhões. Quando foi abordado pela polícia neste sábado, ele apresentou um documento falso e foi preso em flagrante.

Os agentes apreenderam ainda uma arma, munição para pistola e fuzil, celulares e um computador. Turco ficará custodiado no Paraguai. Ele foi um dos 76 detentos que conseguiram fugir por um túnel de uma cadeia em Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia que faz fronteira com Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul. O caso ocorreu em janeiro de 2020. De acordo com as investigações, ele é o braço-direito do paranaense Ricardo Luiz Picolotto Pedroso da Silva, conhecido como R7, ligado ao PCC (Primeiro Comando da Capital).

Segundo a Desarme, R7 também tem negócios com Luciano Martiniano da Silva, o Pezão, chefe do tráfico do Complexo do Alemão, localizado na zona norte da cidade, que está foragido no Paraguai e também é alvo das investigações da Desarme. “R7 é um traficante violento e metódico e ainda pouco conhecido das polícias brasileiras, mas é o líder de uma nova facção autointitulada “Os Manos” que possui estreita ligação com o PCC”, informou a Desarme. R7 foi alvo de uma ação simultânea na cidade de San Bernardino, a 50 quilômetros da capital paraguaia, mas conseguiu fugir. Ele deixou uma mansão na região pouco antes de a polícia chegar e encontrar a mulher dele e o filho recém-nascido. O traficante tem mandado de prisão expedido pela Justiça do Rio Grande do Sul. Segundo a Desarme, no Paraguai, R7 recebe armas dos Estados Unidos, de Israel, da Europa, da China e até mesmo da Austrália. Do país vizinho, ele envia esse material bélico para vários estados do Brasil. Na ação, os agentes apreenderam uma planilha onde ele anota os modelos e as origens de cada arma que traficada. “Ricardo R7 é um personagem ainda obscuro para as polícias brasileiras. Muito metódico, ele anota detalhes das armas que envia para o Brasil, inclusive suas origens”, destacou a Desarme.

Fonte: Google.