Jornal Povo

Paes anuncia nova licitação para a concessão da Linha Amarela até junho deste ano

Após não chegar a um acordo com a concessionária Lamsa, o prefeito Eduardo Paes anunciou oficialmente, neste sábado, que fará uma licitação para escolher a nova concessionária que administrará a Linha Amarela. A previsão de Paes é de que o certame seja realizado ainda no primeiro semestre de 2021.

img
Paes anuncia nova licitação para a concessão da Linha Amarela até junho deste ano Foto: Márcia Foletto / Agência O Globo

Ainda de acordo com o prefeito, neste domingo, o secretário de Governo e Integridade Pública, Marcelo Calero, e a Procuradoria Geral do Município vão iniciar o registro patrimonial de todos os bens da Lamsa que vão ser incorporados na encampação.

— O pedágio tem que ser praticado, mas com um preço justo. O preço estava absurdo, tanto que, no meu outro governo, a gente não deu reajuste em 2015 e começou essa discussão. Nós fizemos uma proposta à Lamsa de algo em torno de R$ 3, mas não houve entendimento na negociação — explicou o prefeito.

No dia 27 de janeiro, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) deu um prazo de 30 dias para que a prefeitura assumisse a via efetivamente ou para que a cobrança do pedágio fosse retomada.

Paes afirmou ainda não acreditar que a prefeitura tenha que pagar indenização para a Lamsa. A lei 8.987/95 prevê que a encampação – definida como retomada do serviço pelo poder concedente durante o prazo da concessão por motivo de interesse público – deve ocorrer após o prévio pagamento de indenização.

— A gente entende que a empresa cobrou um valor alto durante muito tempo e, se bobear, tem até indenização deles para a prefeitura.

A decisão de encampar a Linha Amarela, suspendendo a atuação da Lamsa, foi tomada pelo ex-prefeito Marcelo Crivella em 2019. O caso foi parar na Justiça, que chegou a proibir a encampação da via expressa em novembro daquele ano. A prefeitura recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), que deu decisão favorável à administração municipal no fim do ano passado, permitindo a encampação.

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.