ISP: mortes pela polícia sobem 88% em um mês; roubos de carga caem 37% em um ano

Divulgados nesta segunda-feira (22), os números do Instituto de Segurança Pública (ISP) mostram que, no Rio de Janeiro, as mortes por intervenção de agente do Estado aumentaram 88,6% entre dezembro do ano passado e janeiro deste ano: subiram de 79 para 149 em um mês. É o segundo maior número desde o início da pandemia de Covid-19, em março, ficando apenas atrás de abril, quando 179 registros foram contabilizados no estado. Mas se comparados com janeiro do ano passado, os registros tiveram redução de 4% em um ano: é o menor valor para o mês desde 2018.

img
Operação da PM na Praça seca em 28.07.2020 Foto: Fabiano Rocha / Agência O Globo

Por sua vez, os registros de roubo de carga no estado tiveram queda de 37% em janeiro deste ano na comparação com o mesmo mês do ano passado. Já em relação a dezembro de 2020, a redução foi de 21%. Os roubos de cargas se mantêm em uma curva descendente desde 2018. Um estudo divulgado pelo ISP, em outubro, mostrou que essa queda não tem correlação estatística com o isolamento social por conta do coronavírus. Para o relatório, os analistas cruzaram dados de usuários do Google com registros de ocorrência da Polícia Civil.

Os roubos de rua tiveram declínio de 33% entre janeiro de 2021 e o mesmo mês de 2020: passaram de 9.563 para 6.436. Esse indicador inclui roubos a transeuntes, de aparelhos celulares e em coletivos.

Em janeiro, as polícias Civil e Militar apreenderam cerca de 20 armas de fogo por dia no estado, totalizando 619 – foi o segundo maior valor para o mês de janeiro desde 2007. Destas, 53 eram fuzis.

Os crimes violentos letais intencionais (homicídio doloso, roubo seguido de morte e lesão corporal seguida de morte) registraram aumento de 2% na comparação entre os meses de janeiro. Já os homicídios dolosos tiveram crescimento de 1% no mesmo período.

Os dados divulgados pelo ISP são referentes aos registros de ocorrência lavrados nas delegacias de Polícia Civil do Estado do Rio.

Facebook Comments

Open chat
Anuncie AQUI! >>>
Olá!
Gostaria de anunciar sua marca aqui?
Powered by