Jornal Povo

ISP: mortes pela polícia sobem 88% em um mês; roubos de carga caem 37% em um ano

Divulgados nesta segunda-feira (22), os números do Instituto de Segurança Pública (ISP) mostram que, no Rio de Janeiro, as mortes por intervenção de agente do Estado aumentaram 88,6% entre dezembro do ano passado e janeiro deste ano: subiram de 79 para 149 em um mês. É o segundo maior número desde o início da pandemia de Covid-19, em março, ficando apenas atrás de abril, quando 179 registros foram contabilizados no estado. Mas se comparados com janeiro do ano passado, os registros tiveram redução de 4% em um ano: é o menor valor para o mês desde 2018.

img
Operação da PM na Praça seca em 28.07.2020 Foto: Fabiano Rocha / Agência O Globo

Por sua vez, os registros de roubo de carga no estado tiveram queda de 37% em janeiro deste ano na comparação com o mesmo mês do ano passado. Já em relação a dezembro de 2020, a redução foi de 21%. Os roubos de cargas se mantêm em uma curva descendente desde 2018. Um estudo divulgado pelo ISP, em outubro, mostrou que essa queda não tem correlação estatística com o isolamento social por conta do coronavírus. Para o relatório, os analistas cruzaram dados de usuários do Google com registros de ocorrência da Polícia Civil.

Os roubos de rua tiveram declínio de 33% entre janeiro de 2021 e o mesmo mês de 2020: passaram de 9.563 para 6.436. Esse indicador inclui roubos a transeuntes, de aparelhos celulares e em coletivos.

Em janeiro, as polícias Civil e Militar apreenderam cerca de 20 armas de fogo por dia no estado, totalizando 619 – foi o segundo maior valor para o mês de janeiro desde 2007. Destas, 53 eram fuzis.

Os crimes violentos letais intencionais (homicídio doloso, roubo seguido de morte e lesão corporal seguida de morte) registraram aumento de 2% na comparação entre os meses de janeiro. Já os homicídios dolosos tiveram crescimento de 1% no mesmo período.

Os dados divulgados pelo ISP são referentes aos registros de ocorrência lavrados nas delegacias de Polícia Civil do Estado do Rio.

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.