Jornal Povo

Austrália e Catar desistem da Copa América; Conmebol garante torneio, formato e sedes

Convidados abrem mão de jogar por causa da pandemia do coronavírus

Austrália e Catar, que disputariam como convidados a Copa América de 2020 – a ser realizada em junho de 2021 na Colômbia e na Argentina – informaram à Conmebol que não vão participar do torneio por causa das restrições de viagem e do apertado calendário do futebol internacional.

A Conmebol já decidiu que vai manter o formato, as sedes e a premiação do torneio. O que está em discussão agora é como resolver o buraco deixado pelas duas ausências.

Esta edição da Copa América teria os 12 times divididos em dois grupos de seis – um com sede na Colômbia e um com sede na Argentina. Se houver dois novos convidados, cada um será alocado em grupo, sem necessidade de realização de um novo sorteio.

brasil campeão copa américa 2019 maracanã — Foto: Marcos Ríbolli / GloboEsporte.com

brasil campeão copa américa 2019 maracanã — Foto: Marcos Ríbolli / GloboEsporte.com

Se não houver outras seleções de fora da Conmebol, o torneio será realizado com dois grupos de cinco – e os quatro melhores de cada chave avançam para os mata-mata, em formato tradicional: quartas de final, semifinais e final.

Segundo o ge apurou, a Conmebol recebeu sondagens de outros países que se interessaram em substituir Catar e Austrália, mas as restrições de viagens e as dificuldades do calendário internacional do futebol tornam difícil prever neste momento se haverá seleções convidadas.