Jornal Povo

Rodrigo Caio garante presença na decisão e vê Flamengo melhor do que em duelos anteriores

Recuperado da pancada no tornozelo, zagueiro treina normalmente e será titular na última rodada do Brasileiro. Ele ficou fora nas três derrotas para o São Paulo em novembro de 2020


Preocupação do Flamengo após a partida contra o Internacional, na última rodada, Rodrigo Caio tranquilizou a torcida rubro-negra nesta quarta-feira, véspera do duelo decisivo com o São Paulo, no Morumbi, que pode dar ao time o bicampeonato brasileiro. Em entrevista, o zagueiro afirmou que vai treinar normalmente com o grupo e que está pronto para o jogo.

– Tive uma pancada forte no tornozelo, mas graças a Deus estou bem. Ontem (terça) não fui a campo para seguir meu trabalho de recuperação e fortalecimento. Mas hoje já vou treinar junto com o grupo. Estou apto para jogar. Que a gente esteja numa grande noite – afirmou.

Rodrigo Caio durante entrevista no CT do Flamengo — Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Rodrigo Caio durante entrevista no CT do Flamengo — Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Nas três partidas anteriores contra o São Paulo na temporada, duas pela Copa do Brasil e uma pelo Brasileiro, Rodrigo Caio estava machucado e não jogou. Ele observou de fora do campo as três derrotas rubro-negras, e agora acredita que o momento é totalmente diferente. A confiança está de volta no Flamengo.

– Para mim foi muito difícil ficar fora. Perdi alguns jogos importantes, foi uma temporada um pouco complicada para mim nessa questão. Mas acredito que a equipe nas três partidas foi bem em parte do jogo. Tivemos chances claras, mas falhamos na finalização. Agora, o momento é totalmente diferente, com muita confiança, tanto individualmente quanto coletivamente. Isso é um fator que nos favorece bastante. Importante agora é estarmos concentrado no que temos que fazer.

Flamengo e São Paulo se enfrentam nesta quinta-feira, no Morumbi, às 21h30, na última rodada do Brasileiro. Líder com dois pontos de vantagem sobre o Internacional, a equipe rubro-negra será campeã se vencer a partida.

Outros trechos da entrevista de Rodrigo Caio:

Importância de Rogério Ceni permanecer

– O Rogério vem fazendo um grande trabalho e tirando o máximo de cada jogador, o que é o mais importante. Por mais que seja jovem, conhece muito, tem experiência nestes momentos de tirar o máximo. O conheço muito bem. Vem fazendo um grande trabalho e esperamos que fique por muito tempo. Sabemos a dificuldade que é uma troca de treinador. Nessa temporada foi muito difícil para nós, isso afeta muito. Esperamos terminar com chave de ouro a temporada e que a gente escreva uma história bonita.

Incentivo da torcida antes da decisão

– Desde que cheguei no Flamengo, posso sentir a vibração maravilhosa da torcida. Ficamos motivados quando existem essas formas de apoio. A gente espera conseguir transmitir isso para dentro de campo, como foi contra o Internacional. Sabemos da dificuldade do jogo, contra uma grande equipe. Mas não tenho dúvida que estaremos preparados e vamos conseguir nosso objetivo.

Dificuldades contra o São Paulo

– É um outro momento. Tivemos jogos difíceis contra o São Paulo. Em 2019, também. Hoje, estamos em um momento melhor do que nos jogos pela Copa do Brasil e Brasileiro. Crescemos muito de produção. Temos que nos concentrar em fazer nosso trabalho. Temos uma ideia de jogo e um time qualificado. Se controlarmos nossas ações e nossa intensidade, vamos estar mais perto da vitória. Tenho certeza de que não vai faltar comprometimento em um jogo decisivo como esse.

Melhora da defesa

– Procuro analisar sempre o conjunto. Muito fácil dizer que a zaga é sólida quando o time estar ganhando e culpar os defensores quando está perdendo. Acredito que nosso futebol mudou quando nos entregamos de uma forma conjunta. O diferencial em 2019 foi esse, e conseguimos resgatar essa intensidade coletiva. Crescemos como equipe. Marcamos mais intensamente desde a frente. Essa é a cara do Flamengo. Esperamos que nessa última partida a gente consiga fazer isso.

Era de conquistas

– Sabemos da grandiosidade e da dificuldade. Acompanho muito futebol, sou apaixonado. Vemos o Liverpool ter muita dificuldade para se manter. Nós tivemos problemas nessa temporada, mas, de alguma forma, conseguimos trazer o que de tínhamos de bom e chegar na última rodada com a chance de ser campeão com uma vitória. Isso é mérito da equipe, mostra o caráter e entrega. Queremos marcar história. Ficamos felizes e sabemos que temos um jogo extremamente difícil.

Rotatividade das duplas de zaga na temporada 2020

– Acredito que não (prejudicou). Chegamos na última rodada na liderança, a uma vitória do título. Tudo deu certo. Claro que o futebol nem sempre é uma ciência exata. Essa foi uma temporada diferente em todos os sentidos. Tivemos que adaptar. Perdemos nossa torcida, nosso 12º jogador. Nossa casa era decisiva, e em algum momento perdemos essa força. Todos que entraram conseguiram fazer o melhor. Claro que em alguns momentos não deu certo, mas penso sempre no coletivo. E estoura sempre na defesa. Mas nos reerguemos juntos, pensando que poderíamos brigar pelo título.

Seria mais fácil enfrentar o São Paulo sem pretensões?

– Acho que não. Como eles precisam da vitória, acho que vai ser um jogo mais aberto. O São Paulo vai tentar de todas as formas a vitória. Nós, dentro da nossa forma de jogar, vamos tentar que nossos jogadores da frente entrem no jogo. Estamos preparados para alcançar nosso objetivo. Com a mente limpa e o coração em paz para entrar em campo.

Qual será a postura do São Paulo?

– O São Paulo tem uma ideia de jogo, é um time muito ofensivo e agressivo. Não será diferente, ainda mais dentro da casa deles, com a necessidade de vencer. Nossa ideia é parecida. Sabemos a forma que temos que jogar. Será um grande espetáculo.

Nascimento do filho

– Não tem momento melhor para ver uma alegria imensa, um amor que não tem medida. Só tenho que agradecer. Nasceu no momento certo, em que pode se tornar campeão brasileiro. Vou dar minha vida dentro de campo para conquistar isso para toda nação e para o meu filho.