Jornal Povo

Em guerra com a secretária, professores de São Gonçalo podem entrar em greve

Professores da rede municipal de São Gonçalo fazem uma assembleia virtual extraordinária nesta sexta-feira (26), às 14h.

O clima entre os servidores e a nova secretária de Educação, Licia Damasceno, não é dos melhores. Numa rede social, Lícia declarou guerra ao postar:  “Nós trabalhamos desde cedo, como todos os trabalhadores de verdade. Não nos escondemos atrás de concurso público”. A afirmação soou como provocação à categoria, composta, em sua maioria, por concursados.

A volta às aulas está programada para a próxima segunda-feira, mas o sindicato dos professores está empenhado em aprovar a chamada “Greve pela vida”. Quer o retorno presencial só após a criação e implantação do programa de vacinação dos profissionais de ensino e da comunidade escolar.

A entidade que representa os profissionais de educação reclama que, em grupo de trabalho para discutir o retorno das aulas, os professores foram silenciados. Que só a gestão pública podia falar. Cita caso de abertura de processo administrativo para ‘investigar’ a conduta de profissionais que expuseram sua insatisfação nas redes sociais. E acusa Licia Damasceno de tentativa de silenciamento da categoria.

A assembleia tem tudo para pegar fogo.