Jornal Povo

Vacina para covid-19 em Mesquita: idosos acima de 75 anos entram no calendário

Mesquita começa nesta segunda-feira, dia 1º de março, a vacinação dos idosos a partir de 75 anos de idade. A vacina para covid-19 está disponível em dois locais na cidade: na Clínica da Família Jacutinga, na Rua Barão do Rio Branco s/nº, e na Clínica da Família São José, que fica na Avenida União 676, em Santa Terezinha. Em ambas, o horário é de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. É preciso apresentar cartão do SUS, CPF e comprovante de residência para ser vacinado.

A Secretaria Municipal de Saúde de Mesquita deu início à vacinação para covid-19 no dia 20 de janeiro, exclusivamente para profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate ao novo coronavírus, idosos que moram em instituições de longa permanência e residências terapêuticas. A partir do dia 1º de fevereiro, foi iniciada a imunização geral de idosos, mas com um calendário semanal. Na primeira semana, pessoas a partir de 95 anos foram vacinadas. Na segunda semana do mês, foi a vez dos idosos a partir de 90 anos. Na terceira semana, entraram no grupo quem tem a partir de 85 anos e no dia 22, quando começou a última semana de fevereiro, os idosos a partir de 80 anos passaram a receber a vacina.

É importante ressaltar que as pessoas de residências terapêuticas e os idosos que moram em instituições de longa permanência já foram vacinados, inclusive com a segunda dose da vacina Coronavac. Além disso, estão sendo vacinados na própria residência os idosos que são atendidos pelo programa Melhor em Casa de Mesquita.

Profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à covid-19 também podem ser vacinados. No entanto, além do cartão do SUS, CPF e comprovante de residência, eles precisam também apresentar uma declaração que comprove o vínculo ativo do trabalhador com o serviço de atendimento à linha de frente. Mesquita recebeu até o momento 7.200 doses para a primeira aplicação e 3.270 para a segunda dose. Ou seja, foram 10.470 doses no total.