Jornal Povo

Guarda Municipal recebe justa homenagem por serviços prestados

Simone da Costa vence preconceitos e completa 25 anos na GM do Rio e tem como inspiração Silvio Santos

Profissional é referência para muitas jovens que ingressam na carreira de Guarda Municipal

Simone Santos da Costa é uma servidora pública da cidade do Rio de Janeiro que anda movimentando os bastidores da política carioca. Ela, que trabalha na Guarda Municipal há 25 anos, já atuou como Subsecretária de Políticas Para Mulher e conta com orgulho sua trajetória, que hoje é referência para muitas jovens que ingressam nessa carreira.

“Me orgulho de ter sido pioneira em muita coisa na Guarda Municipal. Fiz parte do grupo de elite da Guarda e fiz cursos de especialização no Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro e dos fuzileiros navais. Me orgulho de quando muitas meninas me abordam e veem em mim um exemplo. Podemos e devemos fazer nosso trabalho sem deixar nossa feminilidade de lado”, diz Simone, que não renuncia ao salto alto e saia no seu dia a dia.

Simone é formada em Administração Pública, tem pós-graduação em Serviço Social e MBA em Gestão Pública. Ou seja, se empenhou e continua se empenhando cada vez mais para melhorar sempre de vida. E para melhorar a vida dos outros.

“Fui moradora de rua por muito tempo. Quando consegui voltar a estudar, a Guarda Municipal apareceu como um caminho lógico para eu ajudar os mais necessitados”, conta.

Ela que diz que chegar aonde chegou, a faz sentir-se uma fênix renascendo das cinzas. Mas do tipo que não esqueceu as dores da queima e usa essa resiliência, e força, para ajudar outros que estão na mesma situação que um dia ela esteve.

Simone, que tinha tudo para ‘dar errado’ na vida, escolheu o trabalho e os estudos como forma de luta e perseverou. Trabalhou como operadora de caixa, faxineira e tantos outros trabalhos até que decidiu fazer uma prova para um concurso público e passou.

“O trabalho árduo e a insistência em buscar por mais educação foram os pilares para que eu, hoje, me tornasse uma servidora pública realizada, estabilizada e com o futuro de esperança pela frente”, afirma.

Mesmo nos momentos mais difíceis, nunca desistiu da carreira que escolheu seguir. Pelo contrário, só lhe dava força para continuar em frente e fazer acontecer. Tem no Silvio Santos, apresentador de TV, sua inspiração de vida, uma pessoa criativa e cheia de coragem que começou debaixo e chegou ao topo de uma carreira competitiva.

E Simone tem feito muito bem seu trabalho, tanto que foi reconhecida pela Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro e pela Alerj. Recebeu os diplomas de Honra ao Mérito e Moção Honrosa. Além do troféu ‘Mãos que Ajudam’. 

Em 2020, em plena pandemia, estava à frente da Subsecretaria de Políticas Para a Mulher do Rio de Janeiro e foi responsável pela ‘Ronda Maria da Penha’, em parceria com a Guarda Municipal. Onde, mesmo com toda crise financeira causada pelo caos da Covid-19, conseguiu manter de pé os núcleos de apoio à mulher em funcionamento e com os salários em dia. Hoje, ela atua na Secretaria Municipal de Habitação, onde visa melhorar a vida dos cidadãos que ainda estão em busca de uma residência fixa.

“Hoje na habitação, me orgulho em poder ajudar as pessoas a realizarem o sonho da casa própria. O sonho de ter uma casa própria e chamar de lar. Sou uma servidora de carreira, com 25 anos de matrícula e que permanece acreditando no serviço público”, finaliza.