Jornal Povo

Ação da 52dp:Mulheres são presas por receptação após receberem mensagem, mas não devolverem celular roubado;não faltou aviso…

Duas mulheres foram presas em flagrante nessa quinta-feira, por policiais da 52ª DP (Nova Iguaçu), acusadas de receptação. Segundo informações da Polícia Civil, a dupla, capturada no bairro de Piedade, Zona Norte do Rio, estava com um celular roubado e mesmo após ter recebido uma mensagem de texto informando sobre a procedência ilícita do aparelho, não procurou a delegacia.

Os investigadores conseguiram chegar às duas mulheres após uma decisão judicial ter permitido que a equipe da 52ª DP monitorasse a localização do aparelho. A ação foi parte da Operação Hércules, que visa recuperar celulares roubados ou furtados e prender os envolvidos nos crimes.

No ano passado, a 52ª DP iniciou um trabalho de enviar mensagens para pessoas que estivessem utilizando celulares roubados e furtados, informando que o aparelho era produto de crime. O texto informava aos usuários a necessidade de procurar a delegacia em 24 horas com nota fiscal comprovando a aquisição lícita dos celulares. Desde o final de 2020, a 52ª DP já recuperou mais de 40 aparelhos furtados e roubados. Todos foram entregues aos donos.

O trabalho para localizar as receptadoras durou quatro meses e teve início quando uma vítima de roubo registrou a ocorrência na internet. Segundo informações da Polícia Civil, uma mensagem foi enviada para o telefone, que era compartilhado pelas duas mulheres presas. Entretanto, ambas não entraram em contato com a polícia, mas tendo visualizado a mensagem, e foi feito o pedido à Justiça para localizar o aparelho. A juíza Viviane Tovar de Mattos Abrahão, da 1ª Vara Criminal de Nova Iguaçu, foi favorável à estratégia da delegacia.

“Destaque-se que, a longo prazo, o trabalho hercúleo e de ‘formiguinha’ da autoridade policial no intuito de efetivamente recuperar aparelhos telefônicos roubados, pode coibir a prática do crime de roubo e de outros delitos correlatos, bem como inibir o uso do bem subtraído por parte de terceiros que adquiram celulares provenientes de crime”, destacou a juíza em sua decisão. Após a prisão, as duas pagaram fiança e foram liberadas.

– Neste caso específico, conseguimos prender duas pessoas que compartilhavam o uso do aparelho e também identificamos quem vendeu o celular para ela. As investigações continuam, agora para chegarmos a todos os envolvidos, inclusive aos responsáveis pelo roubo – diz o delegado Celso Gustavo Castello Ribeiro, titular da 52ª DP.

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.