Reestabelecer o equilíbrio do orçamento domésticos, esse é o principal objetivo do Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas que está sendo promovido a partir desta segunda-feira até o dia 31 deste mês pela Associação Brasileira de Procons (Procons Brasil) e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Ao todo, cerca de 200 Procons estão engajados na campanha que buscará a negociação através da plataforma de intermediação de conflito do governo federal, Consumidor.gov.br.
— O esforço dos Procons, em todo o Brasil, é dar atenção ao orçamento doméstico, viabilizando os pagamentos, e reequilibrando as contas de uma família. Desta vez, aa opção pela campanha nacional pelo plataforma www.consumidor.gov.br, ocorre por força das medidas que restringem a circulação, e por se tratar de uma ferramenta oficial, de acesso fácil e gratuita, através da internet — explica Filipe Vieira, presidente da Procons Brasil.
Para participar, o consumidor terá que se registrar na plataforma. É fundamental que ao postar a sua queixa no Consumidor.gov.br que inclua a #MutirãoProconsBrasil.
O objetivo da parceria com a Febraban é viabilizar condições mais favoráveis para o pagamento, como ajuste do valor das parcelas, redução dos juros e multas, critérios especiais para a quitação do débito.
As instituições financeiras terão 15 dias para apresentar uma proposta. A partir da oferta, o consumidor tem 20 dias para avaliar e dar um retorno para empresa.