Jornal Povo

Semana do Consumidor: Polícia Civil prende falso dentista, interdita mercado e açougue

Em mais um dia de Operação Semana do Consumidor, policiais civis da Delegacia do Consumidor (Decon) fecharam, nesta terça-feira (16/03), uma clínica odontológica clandestina insalubre, sem qualquer tipo de atendimento sanitário, em Magalhães Bastos, Zona Oeste do Rio. Um homem foi preso em flagrante.

Os agentes chegaram ao estabelecimento após uma denúncia. No local funcionava um laboratório de próteses, onde também eram feitos atendimentos clínicos, fato confirmado por um cliente que estava presente.

Segundo os policiais, o consultório não tinha licenciamento sanitário, recolhimento de lixo extraordinário, descarte de materiais perfuro-cortantes e demais adequações para garantir a segurança dos frequentadores. Na ação foram apreendidos diversos materiais para práticas odontológicas.

O homem preso responderá por exercício irregular da medicina e por crime contra o consumidor.

Carnes impróprias para o consumo

No bairro Higienópolis, Zona Norte do Rio, a Decon interditou um mercado que comercializava produtos com data de validade vencida, nos setores de açougue e salgados. Os agentes chegaram ao endereço após denúncia anônima.

Além da mercadoria vencida, o armazenamento era feito sem temperatura adequada. Para enganar os consumidores, o mercado colocava novas etiquetas, simulando que os alimentos ainda estavam próprios para o consumo.

Já em Cascadura, também na Zona Norte, o alvo da operação foi um açougue. Durante a fiscalização foram encontradas carnes diversas sem identificação e fora das determinações regulamentares dos órgãos sanitários competentes. Foram inutilizados cerca de 200 quilos da mercadoria. O gerente do estabelecimento foi conduzido à delegacia.

A Operação Semana do Consumidor é um conjunto de ações da Decon para comemorar o Dia do Consumidor, que ocorreu nesta segunda-feira (15/03). Até sexta-feira (19/03), outras ações serão realizadas pela delegacia.

Fonte: PCERJ.